domingo, 30 de maio de 2021

Marcelo Rubens Paiva e Jacqueline Cantore lançam livro sobre seriados

 Obra é um verdadeiro mergulho nos detalhes da confecção das séries que hoje dominam a programação de todos os tipos de canais



Marcelo Rubens Paiva cresceu apaixonado por séries, embora ouça, desde criança, que são verdadeiros enlatados. Jacqueline Cantore se embrenhou tanto nesse meio que acabou por trabalhar em canais como Fox, BBC, Viacom, Globo e A+E. No ano passado, Jacqueline e Marcelo se deram conta, durante o isolamento, que, juntos, combinavam uma experiência que ficaria bem em um guia para aficionados por séries. Assim nasceu Séries. o livro — De onde vieram e como são feitas.

Escrito em formato híbrido que mistura guia com orientações técnicas e curiosidades, o livro é um verdadeiro mergulho nos detalhes da confecção das séries que hoje dominam a programação de todos os tipos de canais. “A gente se conheceu trabalhando e me encantei com a Jacque, porque ela defende coisas que defendo, é uma estudiosa, entende a obra do Robert McKee de quem sou fã, grande teórico do roteiro, e tem bastante experiência no meio”, conta Rubens Paiva. Ele aponta que não havia na literatura brasileira nada semelhante ao que McKee fez em Story, obra emblemática sobre a produção de roteiro para cinema e tevê.

Como Jacqueline costumava dar algumas aulas e guardava anotações para estruturar o ensino, Rubens Paiva decidiu trabalhar sobre esse material. “Ela falou que tinha umas aulas que costumava dar, mas que não tinha tempo ou método para escrever um livro e, como sou profissional do livro, falei vamos fazer juntos um livro que pudesse unir tanto a parte teórica numa linguagem que o leitor leigo também se interessasse quanto as histórias das séries”, explica.

O mercado americano saiu na frente na largada e, por isso, a roteirista aponta que ainda temos muito a aprender com ele. No Brasil, a falta de uma indústria de produção traz problemas como carência de financiamento, pouca qualidade dos roteiros e, nos últimos anos, aniquilamento do pouco que já existia. “É cultural, o americano é um desbravador, um settler, é uma sociedade capitalista, é um negócio. E nós somos um mercado pequeno e ainda muito romântico, que segue um modelo europeu”, explica Jacqueline. “O problema de não existir uma indústria é cultural, mas os roteiros de oito anos para cá melhoraram muito.”

O QUE? Séries. o livro - De onde vieram e como são feitas

AUTORES:  Jacqueline Cantore e Marcelo Rubens Paiva.

EDITORA: Objetiva, 206 páginas

VALOR:  R$ 47,92

 

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!