quinta-feira, 9 de julho de 2020

O Crime do Padre Amaro | Filme disponível na Netflix mostra as mazelas de uma sociedade do Século XIX


O Crime do Padre Amaro (2002) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Já está disponível na Netflix “O Crime do Padre Amaro”, inspirado na obra homônima de Eça de Queiroz, onde o escritor mostra a hipocrisia e corrupção dos membros do clero e da sociedade provinciana e burguesa da época

O filme, com produção méxico-hispano-franco-argentino, tem 1h58min de duração, é dirigido por Carlos Carrera e estrelado por Gael García Bernal, Ana Claudia Talancón, Sancho Gracia e Angélica Aragón.

Baseado na obra de Eça de Queiroz, essa adaptação para o cinema é competente e traz algumas adaptações em relação livro, mas ainda assim consegue desenvolver bem a história clássica da literatura. Quem espera que ele siga a narrativa original do escritor português, pode se decepcionar, pois até o nome de vários personagens foram substituídos. 

Evidentemente, para se rodar um filme ambientado no século XXI, baseado em um livro do século XIX, quase tudo teria que ser transportado para a realidade de dois séculos depois. Ainda assim, a narrativa consegue aflorar as emoções e ao demonstrar a hipocrisia de diversos entes dentro da trama te prende ao enredo e ainda acende a vontade de ler a obra original.

Erotismo aflorado
O Crime do Padre Amaro | É bom e Vale a pena Assistir? Confira ...

É comum que os escritores vinculados à corrente naturalista, como era Eça na época em que escreveu esse romance, deem ênfase ao erotismo que domina os personagens. Isso faz parte de sua caracterização, como apregoa o determinismo do crítico e historiador Hippolyte Adolphe Taine, segundo o qual os seres humanos são submetidos ao condicionamento pela herança, pelo meio social e pelo contexto histórico, que regem seu comportamento.

Isso significa que, embora os personagens tentem, num primeiro momento, se prender a um padrão moral mediado pela consciência, acabam agindo pelos impulsos naturais de sobrevivência da espécie, principalmente o desejo sexual.

Mas, focando no filme e, analisando as adaptações que foram feitas em cima da obra de Eça de Queiroz, os mais tradicionalistas poderão até torcer o nariz para elas, mas o essencial da mensagem do autor foi preservado e, mais que isso, ressaltado: a crítica ácida a uma parcela dos membros da igreja, que se locupletam, chafurdam na mesma lama, cometem crimes para, em seguida, ajoelharem-se em frene ao altar como se fossem enviados do próprio Jesus Cristo.

Livro
O Crime do Padre Amaro: resumo e análise do livro
Publicado pela primeira vez em 1875, O Crime do Padre Amaro denuncia a corrupção dos padres, que manipulam a população em favor da elite, e a questão do celibato clerical. É com esse livro que Eça de Queirós inaugura, na prosa, a estética do realismo-naturalismo em Portugal.

A obra caracteriza-se pelo combate ao idealismo romântico que se estabelecia até então, em prol de uma visão mais crítica da sociedade. Sua versão definitiva foi publicada em 1880.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!