domingo, 12 de julho de 2020

Após 37 anos, Sudão autoriza consumo de álcool aos não muçulmanos


Sudão autoriza consumo de álcool aos não muçulmanos - Mundo - SÁBADO
No sábado, 11, o ministro da Justiça, Nasredin Abdelbari, anunciou a supressão do artigo artículo 126 do Código Penal sobre a apostasia, que punia o consumo de álcool com a pena de morte

O Sudão acaba de autorizar o consumo de álcool aos não muçulmanos, que estava proibido desde 1983 naquele país africano, onde a legislação conservadora continua de pé mais de um ano após a queda do ex-Presidente Omar-al-Bechir. A emenda “autoriza os não muçulmanos a consumir álcool sem ser em público, desde que não provoquem distúrbios”, afirmou, numa entrevista à televisão pública sudanesa.

O consumo de álcool continua a ser proibido aos sudaneses muçulmanos, que representam cerca de 97% da população do país, de acordo com os números oficiais, tal como acontece desde 1983. O ex-Presidente Bechir, que chegou ao poder em 1989 após um golpe de estado apoiado por islamitas, foi destituído em abril do ano passado, quatro meses após eclodir um movimento de contestação popular desencadeado pelo aumento do preço do pão.

A decisão de permitir parcialmente o consumo de álcool faz parte de uma série de alterações progressistas aprovadas na sexta-feira pelo Conselho soberano do Sudão, a par da proibição da excisão.

Cultura & curiosidades
Exposição: O vale do Rio Omo | Folha

A cultura do Sudão é influenciada pelo Islão, que trouxe uma língua e uma religião comum às populações do que é agora o Sudão. Mas esta uniformidade é um pouco ilusória: o Sudão é habitado por 570 tribos e a sua população fala 145 línguas diferentes. A cultura árabe é importante, mas não exclusiva.

Situado no norte da África localizado próximo ao Egito e Etiópia, é atravessado de norte ao sul pelo rio Nilo. O nome oficial do país é República do Sudão. A palavra Sudão é de origem árabe e significa “terra dos negros”.

O Sudão é o terceiro maior país da África em território, superado somente pela Argélia e República Democrática do Congo. Detalhe: ele já foi o maior país do continente, antes da separação do Sudão do Sul, em 2011. Com 40 milhões de habitante em 2018, o Sudão é o décimo país mais populoso da África. 


Fotos de Cartum - Sudão | Paises da africa, Sudão, Cartum

A capital sudanesa é Cartum, segunda maior cidade do país. A maior é Ondurmã, com 2,3 milhões de habitantes (temos que lembrar que Cartum e Ondurmã são vizinhas e formam com outras cidades próximas uma região metropolitana com mais de 4 milhões de habitantes).

A diversidade humana é impressionante. Só para se ter uma ideia, são em torno de 600 grupos étnicos, que falam mais 400 idiomas e dialetos. A maior parte da população segue a vertente sunita da religião islâmica. Os cristãos da igreja copta representam 10% dos sudaneses.
Países do Rio Nilo - Egito e Sudão - Parte 2 - Uma viagem na ...

O maior rio é o Nilo, cujos afluentes se encontram na região metropolitana de Cartum e a partir de então formam um único rio. O Sudão passou por duas grandes guerras civis nas últimas décadas, sendo uma delas em Darfur. Esse conflito começou em 2003 e uma contagem estimada aponta entre 200 e 400 mil vítimas, além do deslocamento de 2 milhões de pessoas.

Enquanto o norte do país é desértico, com predominância do deserto do Saara, o sul é tropical, com maior abundância de chuvas. O ponto culminante é o monte Deriba, com 3.042 metros de altitude. Uma informação muito interessante: também chamado de “Caldeira Deriba”, trata-se de um vulcão inativo com um enorme lago em sua caldeira.
Próxima Parada: Sudão — conheça melhor este país repleto de ...

Na antiguidade a região que hoje compreende o Sudão era conhecida como Reino de Cush. Muitos historiadores acreditam ser essa civilização mais antiga do que a Egípcia. Difícil acreditar, mas existem mais pirâmides no Sudão do que em todo o Egito. Só na localidade de Meroé, no norte do país, são encontradas mais de 200.

O Índice de Percepção Internacional sobre corrupção classificou recentemente o Sudão como o quarto país mais corrupto do mundo. A maior parte dos sudaneses vive da pecuária e agricultura de subsistência. O Sudão perdeu 25% do seu território com a independência do Sudão do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!