terça-feira, 14 de julho de 2020

A trajetória de Luiz Gonzaga é resumida em mais um livro

A vida e obra do NORDESTINO DO SÉCULO XX, o cantor e compositor Luiz Gonzaga, é abordada em mais um livro, de forma mais sucinta, mas que faz um apanhado do nascimento à morte do sanfoneiro mais famoso de todos os tempos


Acabei de ler O JOVEM LUIZ GONZAGA, livro de 143 páginas, de autoria do mineiro Ronivaldo Jatobá, com a 3ª edição lançada em 2012, pela editora Nova Alexandria. Até pela pequena quantidade de páginas, a obra não se arvora a ser uma espécie de biografia de Gonzagão, mas traz informações interessantes e algumas curiosidades sobre a trajetória do sanfoneiro de Exu.

Para mim, que estudo Luiz Gonzaga há quase três décadas, não trouxe nenhum fato novo, nada que não tivesse sido abordado em livros mais completos como Vida de Viajante: a Saga de Luiz Gonzaga, de autoria de Dominique Dreyfus, ou Gonzaguinha & Gonzagão, de Regina Echeverria, essas, as obras mais completas sobre a biografia do Rei do Baião.

“O Jovem Luiz Gonzaga” é uma leitura agradável, notadamente para quem é fã do homenageado, com muitas fotos de Gonzaga e de locais onde ele viveu, todas em preto e branco e propositalmente algo desfocadas, exatamente como foram feitas, com os parcos recursos técnicos da época. 


Uma peculiaridade bastante interessante na narrativa de Jatobá são pequenos textos explicativos na lateral de algumas páginas, prestando valiosas informações sobre personagens da música e da política, citadas no texto. Essas citações são bastante elucidativas para que o leitor que não tiver conhecimento das pessoas e/ou fatos citados, possam se inteirar do assunto e melhor compreender o contexto.

Em tempos de pandemia, o livro pode ser adquirido via web, pelos sites especializados, com custo inferior a R$ 40,00 já incluído valor do frete. 



Texto e fotos: Euriques Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!