quarta-feira, 24 de junho de 2020

Restauro desastroso de uma obra de arte deixou a Virgem Maria irreconhecível


Opera Mundi: O retorno de Ecce Homo: Restaurador de móveis ...

Mais uma restauração de arte desastrosa viralizou na internet nos últimos dias, quando um restaurador de móveis, que estava acostumado a cuidar de objetos e espelhos, deixou o rosto da jovem retratada inteiramente desfigurado

Um colecionador de obras no município de Valência, na Espanha, contratou, segundo o site local eldiario.es divulgou nesta segunda-feira (22), um restaurador de móveis por 1.200 euros para limpar uma cópia da famosa pintura Imaculada do pintor barroco espanhol Bartolomé Esteban Murillo. O resultado foi trágico.

O quadro de Bartolomé Esteban Murillo mostrava a Virgem Maria mas ficou irreconhecível depois do restauro feito por um amador. Especialistas pedem legislação mais apertada para conservação do patrimônio.

Um colecionador de arte de Valência, em Espanha, terá pago 1200 euros a um restaurador de móveis para limpar e recuperar um quadro com a imagem da Virgem Maria. No entanto, quando o quadro da Imaculada Concepción de Los Vunerables lhe foi entregue, o rosto que tinha sido pintado pelo famoso artista barroco Bartolomé Esteban Murillo (1617-1682), estava irreconhecível. E mesmo depois de duas outras intervenções foi impossível recuperar a pintura original.

As imagens da desastrosa intervenção estão correndo o mundo e lembram outros casos semelhantes, também ocorridos em Espanha. Em 2012, o restauro por parte de uma paroquiana idosa de um fresco Igreja do Santuário da Misericórdia em Borja (Aragão) teve resultados desastrosos.
Autora da polêmica restauração 'Ecce Homo' ganha exposição na ...

E em 2018 a escultura em madeira de São Jorge, que era uma das atrações da igreja de Estella, perto de Navarra, ficou irreconhecível, com uma camada de pintura que é "um desastre".

Perante estes exemplos, os especialistas em conservação em Espanha pedem uma legislação mais apertada, que impeça amadores e curiosos de tentarem fazer um trabalho de restauro que deveria ser qualificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!