Che Guevara transformou-se em um revolucionário de maneira gradual, à medida que lia autores como Marx e Lenin na sua juventude e pobreza da população que na Bolívia e Guatemala
Ernesto Guevara de la Serna nasceu no dia 14 de junho de 1928, em Rosário, Argentina. Ele era filho de Ernesto Guevara Lynch e Celia de la Serna, e sua família era formada por mais quatro irmãos, todos mais novos. Quando Che Guevara nasceu, ela gozava de uma boa condição financeira pela riqueza herdada de seus pais.
Apesar de ter nascido em Rosário, Che morou em Buenos Aires durante os primeiros quatro anos de sua vida, e ainda depois seus pais decidiram mudar-se para Alta Gracia porque Che Guevara tinha problemas respiratórios (asma). Eles então concluíram que os ares da região serrana onde fica Alta Gracia seriam bons para os pulmões dele, depois de orientados por um médico.
Che Guevara passou toda a sua infância e adolescência em Alta Gracia, local onde fez amizades e onde estudou. Lá, a casa que Che e sua família viveram é conhecida como Villa Nydia e atualmente é um museu que reconta os detalhes da vida do famoso revolucionário. Em Alta Gracia, ele fez seu ensino primário, e, em Córdoba, cidade próxima, ele fez o secundário.
Revoluções

Formou-se médico e ficou conhecido por ter sido um revolucionário que participou ativamente da Revolução Cubana, que derrotou a ditadura de Fulgêncio Batista em 1959. Ele também participou de focos revolucionários no Congo e na Bolívia, mas não obteve sucesso em nenhum desses dois locais.
Decorridos 53 anos da sua morte, a memória de líder guerrilheiro continua viva para além de Cuba e da América Latina. Imagem de rebeldia segue em camisetas, pôsteres e construções. Conhecido como um guerrilheiro polêmico que se envolveu em batalhas sangrentas para instaurar um regime político que dura até hoje em Cuba.
Em suas andanças por países como Argentina, Chile e Peru, Che Guevara, que sonhava atender a população pobre como médico, convenceu-se de que a melhor forma de combater a pobreza seria lutando contra os líderes responsáveis pela desigualdade.
A primeira atuação de Che Guevara como revolucionário se deu na Guatemala onde, em 1954, o presidente reformista Jacobo Arbenz Guzman foi deposto pela CIA (agência de inteligência civil dos Estados Unidos). Che se firmou ali como oposicionista dos EUA e participou de grupos de combate ao governo que havia se instalado
Já no México, Che Guevara conheceu Fidel Castro e seu irmão Raúl e então partiu para Cuba onde fez parte da guerrilha que iniciou a Revolução Cubana e derrubou o ditador Fulgencio Batista
A trajetória do revolucionário nos países onde lutou é objeto de controvérsia mesmo entre os especialistas
Che ocupou cargos no governo cubano e, na década de 1960, passou a organizar células revolucionárias em diversos países. Esteve até no Congo, onde guerrilheiros tentaram derrubar a ditadura de Joseph Mobutu. Em 1967, foi capturado na Bolívia e executado com um tiro de fuzil.
Referência: https://br.sputniknews.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!