sexta-feira, 19 de junho de 2020

Catedral de Brasília | O primeiro monumento a ser criado em Brasília rendeu o Prêmio Pritzker a Oscar Niemeyer


Catedral de Brasília, um clássico de Niemeyer - Tô Pensando em Viajar
A Catedral teve sua estrutura pronta em 1960, onde apareciam somente a área circular de setenta metros de diâmetro, da qual se elevam dezesseis colunas de concreto (pilares de secção parabólica) num formato hiperboloide, que pesam noventa toneladas


A Catedral Metropolitana é um monumento criado na capital do país, Brasília, e foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O edifício é considerado uma obra de arte por dentro e por fora. Foi graças a este projeto que Niemeyer recebeu o prêmio máximo da arquitetura (o Prêmio Pritzker, em 1988).

A Igreja encontra-se situada na Praça de Acesso, ao lado da Esplanada dos Ministérios, local sugerido pelo urbanista Lúcio Costa, e foi inaugurada no dia 31 de maio de 1970.

Seguindo o estilo modernista, a construção possui dezesseis colunas de concreto que convergem num círculo central. A padroeira de Brasília (e, consequentemente da Catedral) é a Nossa Senhora Aparecida, também padroeira do Brasil. O templo conta com uma réplica original da santa, que se encontra em Aparecida (São Paulo). 
História Central de Imagens - Catedral de Brasília
O nome oficial da Igreja projetada por Niemeyer é Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. O templo de Brasília teve a sua pedra fundamental lançada no dia 12 de setembro de 1958. A estrutura ficou pronta cerca de dois anos depois, em 1960. A inauguração, de fato, aconteceu dez anos mais tarde, em 31 de maio de 1970.

A igreja tem capacidade para receber quatro mil pessoas. Até a chegada da pandemia de Corona vírus, o templo funcionava plenamente, contando com missas diárias entre terças a sextas-feiras (às 12h15), sábados (às 17h) e domingos em três horários (8:30h, 10:30h e 18h).

Quem assinou o cálculo estrutural que permitiu a construção da catedral idealizada por Niemeyer foi o engenheiro Joaquim Cardozo. O edifício é um dos ícones do modernismo que celebra uma profusão de curvas e a liberdade da forma.

Do lado de fora da Igreja foram instaladas quatro esculturas de bronze, com 3 metros de altura, de autoria de Alfredo Ceschiatti, que representam os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João. O artista Dante Croce também colaborou com o trabalho. Como os evangelistas foram os primeiros a registrarem a história de Jesus Cristo na Terra, nas estátuas eles carregam pergaminhos nas mãos.

A Catedral de Brasília foi eleita pelos habitantes como a maravilha número um da cidade, sendo um dos principais pontos turísticos da capital do país.

O edifício foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no dia 19 de novembro de 1991.
Fonte: https://www.culturagenial.com/catedral-de-brasilia/
Por: Rebeca Fuks
        Doutora em Estudos da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!