terça-feira, 30 de junho de 2020

Aeroporto da Califórnia poderá deixar de ter o nome de John Wayne


Trump defende John Wayne após pedido para renomear aeroporto por ...

Em virtude de uma entrevista do ator de meio século atrás com afirmações carregadas de preconceito, uma resolução aprovada pelos democratas de Orange County na sexta-feira pede que o aeroporto deixe de ter o nome do astro do cinema

Democratas de Orange County, na Califórnia, entregaram uma resolução que pede a alteração do nome do Aeroporto John Wayne. Em causa está uma entrevista que o ator deu à Playboy há quase 50 anos (1971), na qual afirma acreditar na “supremacia branca”, criticando filmes “pervertidos” com cenas homossexuais e fazendo afirmações contra afro-americanos.

“O Partido Democrata de Orange County condena as declarações racistas e preconceituosas de John Wayne e pede que o nome e imagem de John Wayne sejam removidos do aeroporto de Orange County, e pede aos supervisores que seja reposto o seu nome original: Aeroporto de Orange County”, diz a resolução aprovada na sexta-feira. A decisão final caberá agora ao Conselho de Supervisores de Orange County.

“Enquanto alguns fora de Orange County podem não conhecer as crenças de John Wayne sobre a supremacia branca, muitos dos residentes de Orange County pedem a sua remoção há anos”, disse a presidente do partido do condado, Ada Briceño, em comunicado, citado pela CNN. “Estamos a ver pedidos renovados para isso agora, e é tempo de mudança”, acrescentou. 


Democratas querem mudar o nome do Aeroporto John Wayne - DN

A entrevista já se tinha tornado viral em fevereiro de 2019, mas os pedidos só agora surgiram com mais força. Nesse mesmo ano, em entrevista à CNN, o filho do ator garantiu que as afirmações do pai foram retiradas do contexto.

“Eles estão a tentar contradizer como ele viveu sua vida, e como ele viveu a sua vida era quem ele era. Portanto, qualquer discussão sobre a remoção do seu nome do aeroporto deve incluir uma imagem completa da vida de John Wayne e não se basear numa única entrevista isolada de há meio século”, afirmou numa altura em que se falava já na mudança do nome do aeroporto.

O Presidente dos Estados Unidos já reagiu à resolução dos democratas, utilizando a rede social Twitter para o fazer. “Conseguem acreditar que Princeton acabou de retirar o nome de Woodrow Wilson do seu respeitado centro de políticas. Agora os Não Fazem Nada Democratas querem retirar o nome John Wayne de um aeroporto. “Estupidez incrível! ”, escreveu.

O consagrado astro John Wayne protagonizou mais de 150 filmes em cinco décadas, a maioria deles do gênero western, tendo sido indicado para três Oscars, ganhando o prémio de Melhor Ator por “Tempering Steel”, em 1969.


Fonte: https://observador.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!