sexta-feira, 19 de junho de 2020

A encantadora Bruges com seu milênio de história, parece ter saído de um conto de fadas



Com seu charme que se mantém intacto como se estivéssemos passeando pela Bélgica de séculos atrás, tem-se a impressão que os relógios pararam de marcar o tempo em Bruges

Uma majestosa praça central iluminada por grandes candelabros, carruagens indo e vindo, ruelas estreitas com calçamento de pedras e canais bucólicos emolduram essa cidade medieval, romântica por natureza. Linda, como num conto de fadas. Tanto que seu centro histórico foi merecidamente tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 2000 e logo depois, em 2002 ganhou o título de Capital Europeia da Cultura.

Quando comparamos com o Brasil e seus pouco mais de 500 anos de descobrimento, tem-se a real dimensão da longeva história de Bruges. O anonimato em que a cidade viveu durante mais de quatro séculos, fez dela uma das cidades medievais melhores conservadas do mundo. Até o século XV, Bruges foi uma das cidades mais prósperas do continente. Sua rede de canais, que a levou a ser comparada muitas vezes com Veneza, fez dela um importante centro comercial do norte da Europa.

No final do século XV, quando o rio Zwin sedimentou, a cidade passou a viver uma época de decadência. No início do século XX, quando a cidade estava muito abandonada e submersa na pobreza, foi alvo de uma profunda restauração, tornando-se um importante destino turístico.

Atualmente, mais de 3 milhões de viajantes visitam suas ruas de pedras a cada ano, fazendo dela a cidade mais visitada da Bélgica, à frente de Bruxelas. Bruges é a capital da região de Flandes Ocidental e, desde 2000, é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. 


O que ver em Bruges
Embora Bruges seja uma cidade pequena e seja difícil perder algum detalhe, alguns dos monumentos que o turista deve visitar são os seguintes:
Praça Maior: Também chamada de Markt, essa praça é o coração de Bruges. Todos os sábados sedia um tradicional mercado.
Belfort: Está na praça anterior e é a torre mais característica de Bruges. Da parte mais alta, a 83 metros de altura e depois de subir 365 degraus, você terá as melhores vistas da cidade.
Burg: Segunda praça mais importante da cidade. Compete com a anterior pelo posto de mais bonita de Bruges.
Stadhuis: O edifício mais característico do Burg é, sem dúvida, a Prefeitura. Sua fachada data de finais do século XIV.
Onze Lieve Vrouwekerk: A Igreja de Nossa Senhora é a igreja mais famosa de Bruges e sua torre de 122 metros é a mais alta da Bélgica.

Para quem aprecia museus, há dois que vale a pena destacar: o Museu Gruuthuse, uma mansão medieval que nos faz voltar 5 séculos, e o Museu Groening, o museu de arte mais importante de Bruges. Se tiver tempo suficiente, não descarte um passeio de barco pelos canais.
Quanto tempo dedicar a Bruges

Bruges é uma cidade encantadora, mas suficientemente pequena para que muita gente acabe ficando entediada estando mais de meio dia. Muitos preferem pernoitar, mas normalmente faz-se uma visita de um dia, retornando no fim da tarde. 

Curiosidades Bruges
Curiosidades Bruges - O Que Visitar

  • No fim do século XV, Bruges era uma potência comercial e industrial, tendo na época o dobro de habitantes de Londres.
  • Por volta do século XIX os moradores da cidade tampavam as janelas com tijolos para pagar menos impostos já que as taxas das casas eram calculadas de acordo com o número de janelas.
  • No mês de maio há uma procissão em que os moradores da cidade se vestem com roupas históricas e encenam a chegada do conde de Flandres com esta relíquia católica.
  • Os aeroportos mais próximos de Bruges são: o aeroporto Internacional de Ostende (28km do centro da cidade) e Aeroporto Internacional de Bruxelas (105km do centro da cidade).
  • Na Basílica do Sangue Sagrado encontra-se uma relíquia do cristianismo: uma garrafa preservada com o sangue de Jesus e que é mostrada ao público todas as sextas-feiras durante a missa.
  • O campanário de Bruges (Belfry) foi construído em 1240 e abriga nada mais que 47 sinos.
  • Na igreja de Nossa Senhora (Onze Lieve Vrouwekerk) é possível encontrar uma madona feita por Michelangelo.
  • Entre maio e setembro é proibida a venda de bebidas alcoólicas das 23h até as 7h da manhã em lojas de conveniência.
  • “Huis ter Beurze” em Bruges foi a primeira bolsa de valores do mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!