segunda-feira, 18 de maio de 2020

Túnel submarino de US$ 8 bilhões vai ligar Dinamarca e Alemanha vai ser o maior para carros e comboios


Construção do túnel ferroviário e rodoviário mais longo do mundo ...

O túnel no Ferhmarnbelt, um estreito no mar Báltico, terá 18 km, vai ser usado por carros e comboios e tem previsão para ser concluído em 2029 

Está mais perto de virar realidade o sonho de uma ligação submarina entre a Dinamarca e a Alemanha. Na última sexta-feira de 2018 (28/12), autoridades alemãs deram o aval para a construção de um túnel subaquático entre a ilha dinamarquesa de Lolland e a ilha de Fehmarn, do lado alemão. A estimativa é que o projeto vá custar US$ 8,1 bilhões.

O túnel, que ficará sob o estreito do Mar Báltico que separa os dois países, servirá tanto para a passagem de carros – serão quatro pistas – como para trens, que contarão com dois trilhos. Ele terá, ao todo, 18 quilômetros de extensão. 


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Esse será o maior túnel rodoferroviário do mundo, vai começar a nascer entre a Dinamarca e a Alemanha em 2021. "É uma nova porta de entrada na Europa", disse o ministro dos Transportes dinamarquês, Benny Engelbrecht, depois de o projeto de 8,7 mil milhões de euros ter sido aprovado por todos os partidos no Parlamento dinamarquês.

O projeto da empresa estatal Femern A/S, será pago totalmente pela Dinamarca com apoio europeu e, com os lucros que gerará uma vez aberto à circulação, servirão também para cobrir a manutenção do espaço. A expectativa é que os empréstimos sejam pagos em 36 anos, sendo o custo das portagens estabelecido pelo Parlamento dinamarquês.

Este modelo de financiamento já foi usado noutras ligações no país, incluindo a que une a Suécia à Dinamarca e que além da ponte de Oresund, com oito quilômetros, inclui também aquele que é até agora o maior túnel rodoferroviário do mundo, o de Drogden, com 4050 metros. 


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Atualmente, o maior túnel só para comboios é o de Gotthard, que passa por baixo dos Alpes suíços e mede 57,1 quilômetros de comprimento, enquanto o de Seikan, no Japão, é o maior debaixo de água, com 53,9 quilômetros. O maior túnel rodoviário é o de Laerdal, na Noruega, medindo 24,51 quilômetros, sendo o de Ryfylke, igualmente na Noruega, é o maior debaixo de água (14,3 quilômetros).

A viagem entre Lilland e Fehmarn é feita atualmente de ferry (que leva carros e o comboio) e demora 45 minutos, sendo preciso acrescentar pelo menos mais 15 para os preparativos para o embarque. Quando o túnel estiver concluído será possível cruzar o estreito em sete minutos de comboio e 10 minutos de carro. E será possível retirar duas horas à viagem de comboio entre Hamburgo e Copenhaga, que agora demora quatro horas e meia, e à de Estocolmo para Hamburgo, que demora dez.
 

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