A alternativa para este cenário tem sido o retorno dos cinemas drive-in, com todos juntos, mas cada um no seu carro: esta é a solução de vários promotores culturais para responder às restrições da covid-19. Neste verão o drive in estará outra vez na moda
Era uma coisa fora de moda afinal, os cinemas drive in viveram a sua época áurea nas décadas de 1950 e 1960 e, para muitos de nós, nunca passaram de uma daquelas coisas que víamos nos filmes antigos (como por exemplo em Os Embalos de Sábado à Noite) mas que nunca de facto experimentámos.
E forma muitos os fatores que tornaram o drive in inviáveis como questões de segurança nas médias e grandes cidades, o conforto dos cinemas com ar refrigerado e com sistema de som avançados, sem contar a grande febre dos nossos tempos que é ver um filme em casa.
Mas quis o destino que a pandemia de covid-19 trouxesse a resposta a esta pergunta: os drive in são uma maneira segura de sair de casa para ver um filme (ou assistir a outro espetáculo), mantendo a distância em relação às outras pessoas. Dentro do carro, por detrás dos vidros, há uma sensação de segurança, ao mesmo tempo que se experimenta um momento de lazer e em comunidade. Não admira por isso que um pouco por todo o lado, da Austrália aos EUA, passando pela Lituânia ou pela Alemanha, os drive in estejam renascendo.
Espetáculo em Portugal

O ilusionista Luís de Matos decidiu aproveitar o facto de já ter um espaço para preparar o espetáculo Luís de Matos Drive -in, com estreia marcada (e já esgotada) para o dia 5 de junho. Este é um one man show, desenhado para acontecer no parque de estacionamento, com várias sessões pelo menos durante o mês de junho.
Cada veículo paga 50 euros, independentemente do número de ocupantes, para entrar num enorme recinto (dez mil metros quadrados), onde os carros se alinham em frente do palco.
A organização garante que o espetáculo "recorre à mais moderna tecnologia em matéria de áudio, vídeo e comunicação wireless, no absoluto respeito de todas as medidas de segurança exigidas no momento que estamos vivendo. As famílias chegam, sintonizam a frequência rádio indicada, participam e regressam a suas casas sem nunca sair das viaturas, numa mistura única de procedimentos e criatividade que permitem experimentar algo de único, especial e inesquecível".
Drive-in no Brasil

E o Brasil não ficou fora dessa tendência e a Fundação Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, pretende inaugurar um drive-in ainda em maio, com sessões entre terça e domingo. A ideia é começar exibindo um filme por dia, e dependendo do sucesso, passar para dois nos finais de semana.
Em São Paulo, o Allianz Parque, estádio do Palmeiras, também está se preparando para receber o público para sessões de cinema. Previsto para começar a funcionar até o início de julho, o projeto “Arena Sessions” também deve contar com shows e palestras para o público acompanhar de dentro do carro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!