quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Centro Integrado Assis Chateaubriand: um marco na educação de Feira de Santana, completa 50 anos em 2019


Imagem relacionada
Em dezenove de setembro de 1969, foi inaugurado em Feira de Santana – Bahia, o Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand (C.I.E.A.C.), um divisor de águas na educação pública da segunda cidade do Estado

Ao cortar a fita inaugural, o governador Luís Viana Filho afirmou que “ ... a Bahia homenageia não apenas a figura do grande brasileiro , mas acima de tudo, reverenciava o seu grande exemplo como jornalista e educador Assis Chateaubriand...”

Num pronunciamento feito perante dezenas de autoridades e cerca de mil estudantes perfilados em memória do fundador dos Diários Associados, o governador lembrou o carinho especial do jornalista Assis Chateaubriand para com as coisas da Bahia e, em particular, o seu amor declarado à cultura e à gente de Feira de Santana.

Ao descerrar o retrato de Assis Chateaubriand no salão principal do novo educandário, o jornalista Odorico Tavares agradeceu em nome dos Diários Associados do Brasil e lembrou dois exemplos do amor do homenageado por Feira de Santana: o Aeroclube e o Museu Regional, que possui um dos maiores acervos culturais do País.

O nome de Assis Chateaubriand está definitivamente inscrito entre os grandes beneméritos de Feira. Seus artigos sobre a cidade são citados com frequência, principalmente aquele publicado as vésperas da inauguração do museu: “Feira de Santana está com o Cão”.

50 anos de história
Resultado de imagem para colégio assis chateaubriand feira - bahia historia

Nesse meio século de existência, o Assis, como é conhecido pela população feirense, formou uma plêiade de profissionais que se destacaram em diversas áreas como medicina, direito, engenharia, administração e economia, entre tantas outras.

O Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand está localizado no bairro do Sobradinho, possui 3271 alunos (segundo dados do Censo Escolar de 2018) em Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA. A escola possui 5 avaliações de pais e alunos e nota média de 4.86.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!