sexta-feira, 24 de maio de 2019

Roberto Mendes: um mago dos sons e mestre das chulas


Resultado de imagem para roberto mendes cantor
A exemplo de outros músicos da sua estirpe como, Sérgio Mendes e o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos, Roberto Mendes é mais conhecido no exterior do que em seu próprio país


Natural de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo da Bahia, conterrâneo portanto, dos monstros sagrados Caetano Veloso e Maria Betânia, Roberto Mendes tem três décadas de pesquisas sobre a chula e o samba de roda, fruto do contato direto com os grandes mestres de saberes da região, trabalho expresso em vários discos já lançados e no livro “Sotaque em Pauta – Chula: o canto do Recôncavo baiano”, onde o artista e escritor fala sobre as “verdadeiras origens” do samba brasileiro e registra em DVD um show de chula e técnica do ritmo com violão e voz.

Sobre a chula do Recôncavo
Imagem relacionada
A chula é um canto ritual, onde homens e mulheres têm os seus papéis definidos. Na roda somente homens em pé tocam e um deles puxa o canto ao estilo de uma declamação. As mulheres entram na roda quando o “comandante” da chula concede a permissão. Na roda de dança, apenas as mulheres podem entrar, uma de cada vez, reverenciando os tocadores. Depois tudo se transforma numa festa. A parte litúrgica tem os homens como protagonistas exclusivos, que cantam nos desafios das duas parelhas: uma canta e a outra responde. 
Roberto Mendes em Feira de Santana
Resultado de imagem para cidade da cultura feira de santana

Foi esse verdadeiro mago dos sons e mestre maior da chula que se apresentou na última quinta-feira, 23, no Espaço Cultural Cidade da Cultura, em Feira de Santana, fazendo a festa com os convidados do agitador cultural, Asa Filho.

Como a cidade de Feira de Santana não tem apoio dos poderes públicos para manifestações culturais há mais de 20 anos, o espaço Cidade da Cultura faz o papel de guardião das nossas tradições, trazendo sempre artistas cuja obra é ligada à cultura, para se apresentar no seu palco.

Referência: http://mpumalanga.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!