sexta-feira, 16 de novembro de 2018

X Jornada de Dança da Bahia movimenta a capital baiana até domingo, 18


Resultado de imagem para X Jornada de Dança da Bahia
Artistas emprestam brilho à programação da X Jornada de Dança da Bahia com espetáculos, workshops, oficinas e debates que segue até domingo, em vários espaços de Salvador

Criada em 2005, a JORNADA DE DANÇA DA BAHIA é um encontro focado na relação entre dança e educação, realizado pela Escola Contemporânea de Dança, sob a coordenação da dançarina Fátima Suarez. Sua programação agrega três contextos interligados: o Fórum de Educadores de Dança, ação continuada voltada à reflexão sobre o ensino da dança na Bahia e no Brasil; as residências e oficinas artísticas, para contribuir na qualificação de dançarinos; e a mostra artística, que apresenta espetáculos com artistas locais, de outros estados e países, reunindo produções de dança moderna e contemporânea.

A JORNADA DE DANÇA DA BAHIA busca favorecer o intercâmbio, provocando a difusão de práticas artístico-pedagógicas e incentivando a discussão e a pesquisa. É um evento interessado no artista/professor/aluno e em como estabelecer conexões inventivas entre estes, tendo como pontos de apoio o aprimoramento técnico, o incentivo à criação e as observações e opiniões em torno de propostas com variadas metodologias.

Uma das marcas da JORNADA está em sua inspiração nos ideais e na filosofia de dança de Isadora Duncan, mãe da dança moderna. Este traço se revela em diversos aspectos técnicos e conceituais, permeando toda a programação. 


Resultado de imagem para X Jornada de Dança da Bahia

Em 2018, a 10ª edição mergulha no tema “O Artista é o Espelho da Vida”, exaltando o papel questionador, reflexivo e aglutinador do artista na sociedade. A X JORNADA DE DANÇA DA BAHIA acontecerá de 14 a 18 de novembro, no Teatro Castro Alves, Goethe-Institut Salvador-Bahia, Escola de Dança da UFBA e praças públicas. A programação é quase toda gratuita, ou a preços populares.

Antes do marco efetivo do evento, o projeto realiza continuadamente a “Formação Itinerante de Professores de Dança”, que, em todos estes anos, já circulou por cerca de 20 localidades da Bahia, envolvendo mais de 1.500 alunos/educadores e criando uma rede de comunicação e troca de saberes. Neste ano, a iniciativa extrapola os territórios baianos e chegou ao Distrito Federal e outros quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais.

Difundindo as múltiplas técnicas de dança para experimentação do corpo e suas possibilidades de expressão, a JORNADA propicia a professores, profissionais da dança, artistas e estudantes, crianças, adolescentes, jovens e adultos o estímulo a uma sensibilidade crítica que instiga ao aprimoramento. A JORNADA DE DANÇA DA BAHIA, ao perseguir o caminho da investigação da educação em dança, firma-se como evento fundamental para o desenvolvimento desta área, desenhando com seus participantes um futuro promissor para a dança no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!