terça-feira, 28 de agosto de 2018

A saga de Yasuke, o escravo negro que se tornou samurai no século XVI


 Resultado de imagem para yasuke samurai noir

“Ele media cerca de 1,90 metros, era negro ... e sua pele era como carvão”. Este testemunho é o de Matsudaira Ietada, um samurai, que conta a primeira vez que viu, em 1582, Yasuke, o samurai negro

Quando ele chegou ao Japão, provavelmente em 1579, Yasuke era servo de um jesuíta italiano. Se os japoneses começaram a se acostumar a ver comerciantes brancos europeus, eles descobriram homens negros da África. O fato era tão inimaginável na época que algumas testemunhas teriam sido executadas por contar sua experiência, suspeitas de mentiras.

Vale a pena contar a história de Yasuke, o escravo negro que se tornou um samurai no Japão, pois a história antepassada mostra que o Japão era um país fechado para estrangeiros há muito tempo. Por isso, é muito raro ver na história deste país que os estrangeiros se integram perfeitamente com as normas sociais.

Descoberta segundo Lévi-Strauss
O Japão foi descoberto duas vezes, escreve Lévi-Strauss: em meados do século XVI, quando os jesuítas vieram na esteira dos mercadores portugueses e três séculos depois, quando os Estados Unidos forçaram o Japão a se abrir para o comércio internacional. Relatos da época, compilados por observadores japoneses e europeus, evocam a relação entre um dos maiores senhores da guerra, Oda Nobunaga, e um escravo da África. 


O que é um samurai? Quando falamos de samurai, todos temos praticamente uma imagem que nos vem à mente. Mas nem todos sabem realmente qual é o período correspondente a esses guerreiros, ou qual é seu status social ou simplesmente sua função.

A palavra significa "aquele que serve" e é usada desde o início do século XVII, mas é em torno do século XII que a casta guerreira samurai aparece. Na verdade, este período é um período agitado, cheio de guerras civis.

O samurai é um homem (e sim o feminismo não era muito desenvolvido na época) a serviço de um senhor. Ele é unido a esse senhor por um código que exige lealdade absoluta. O samurai recebe uma educação severa que visa não ter medo do sofrimento e da morte, respeitar um código ( bushido ) de honra e torná-lo um guerreiro eficaz no manejo de armas. Em caso de perda de honra ou culpa, o samurai se mata em uma cerimônia pública ( seppuku ). Um samurai não ligado a um senhor é chamado de ronin .

Trajetória de Yasuke
Resultado de imagem para yasuke samurai noir

Com o a ausência de, Nobunaga cometeu seppuku – suicídio ritual, - Yasuke se juntou ao filho de Nobunaga, Oda Nobutada. Ele lutou ao lado das forças do herdeiro por um longo tempo, mas o daimiô não passaria do fim do dia, sendo forçado a se matar.

Yasuke, sem ter para onde ir, propôs se juntar ao lado inimigo. Ao invés de cometer o suicídio de honra, ele seguiu o costume ocidental e ofereceu a sua espada a Mitsuhide. Foi esnobado pelo general, que o chamou de "fera que não sabia nada".

Talvez melhor para ele. O xogunato de Mitsuhide duraria 13 dias. Ele morreria em condições misteriosas em junho, assassinado na estrada. O poder passaria a outro general de Nobunaga, Toyotomi Hideyoshi. Que unificaria o Japão.

Quanto a Yasuke, voltou a servir os jesuítas. E nada mais se ouviu dele.


Fonte: https://planetenomade.com/yasuke-samourai-noir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!