domingo, 20 de maio de 2018

Uma lenda antarctico anglo-irlandesa, o explorador Shackleton destacou-se por liderar a expedição "Endurance”


Imagem relacionada
Ele foi um dos mais importantes exploradores da Antártica do chamado período heroico. Ernest Shackleton liderou três expedições que entraram para a história

Numa delas, cujo objetivo era atravessar o polo Sul a pé, seu navio, o Endurance, acabou preso no gelo no mar de Weddel. Era julho de 1915. O navio foi esmagado pela pressão.

Ernest Henry Shackleton nasceu em 15 de fevereiro de 1874 em County Kildare, na Irlanda. Seu pai era médico. A família mudou-se para Londres, onde Shackleton foi educado. Rejeitando o desejo de seu pai de que ele se tornasse um médico, ele se juntou à marinha mercante quando tinha 16 anos e se qualificou como um mestre em 1898. Ele viajou muito, mas estava ansioso para explorar os polos.

Em 1901, Shackleton foi escolhido para participar da expedição antártica liderada pelo oficial da marinha britânica Robert Falcon Scott no navio Discovery. Com Scott e mais um explorador, Shackleton viajou em direção ao Polo Sul em condições extremamente difíceis, aproximando-se mais do Polo do que qualquer um antes. Shackleton ficou gravemente doente e teve que voltar para casa, mas ganhou uma valiosa experiência.

De volta à Grã-Bretanha, Shackleton passou algum tempo como jornalista e foi então eleito secretário da Royal Geographical Society escocesa. Em 1906, ele defendeu sem sucesso o parlamento em Dundee. Em 1908, ele retornou à Antártida como o líder de sua própria expedição, no navio 'Nimrod'. Durante a expedição, sua equipe escalou o Monte Erebus, fez muitas descobertas científicas importantes e estabeleceu um recorde ao se aproximar ainda mais do Polo Sul do que antes. Ele foi condecorado em seu retorno à Grã-Bretanha.

Uma terceira aventura
Resultado de imagem para ernest shackleton

Em 1911, o explorador norueguês Roald Amundsen chegou ao Polo Sul, seguido por Scott, que morreu na viagem de volta. Em 1914, Shackleton fez sua terceira viagem à Antártida com o navio 'Endurance', planejando cruzar a Antártida através do Polo Sul. No início de 1915, o Endurance ficou preso no gelo e, dez meses depois, afundou. 


A tripulação de Shackleton já havia abandonado o navio para viver no gelo flutuante. Em abril de 1916, eles partiram em três pequenos barcos, chegando à Ilha Elefante. Levando cinco membros da tripulação, Shackleton foi procurar ajuda. Em um pequeno barco, os seis homens passaram 16 dias cruzando 1.300 km do oceano para chegar à Geórgia do Sul e, em seguida, atravessaram a ilha em direção a uma estação baleeira. Os homens restantes do 'Endurance' foram resgatados em agosto de 1916. Nenhum membro da expedição morreu. 'South', relato de Shackleton da expedição 'Endurance', foi publicado em 1919.

A quarta expedição de Shackleton tinha o objetivo de circunavegar o continente antártico, mas em 5 de janeiro de 1922, Shackleton morreu de um ataque cardíaco ao largo da Geórgia do Sul, sendo enterrado na ilha.


Referência: www.bbc.co.uk/history/historic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!