Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

domingo, 6 de maio de 2018

Troncos de árvores dos quais jorra água: fenômeno ou obra de espertos?


Resultado de imagem para fenomeno: agua que vasa de tronco - montenegro

Em 2006, foi no Texas, em 2015 foi a vez de Dourados MS e mais recentemente uma verdadeira enxurrada jorra de uma árvore em Montenegro, um pequeno país na costa do Adriático

Os vídeos já inundaram a net e muitas pessoas se perguntam se aquilo é verdade, montagem ou obra de algum hábil encanador. Trata-se de um vídeo postado recentemente nas redes sociais sobre um fenômeno natural único que acontece em uma vila chamada Dinosa, localizada no sudeste de Montenegro, o pequeno país na costa do Adriático.

Muitos acham que se trata do trabalho de um encanador troll que instalou tubulações em uma amoreira solitária no prado, que se transforma em uma fonte abundante sempre que chove muito. De uma cavidade no tronco da árvore, é possível ver a água jorrando.

A explicação mais plausível, no entanto, é que as chuvas torrenciais inundam as fontes do lençol freático e a pressão adicional criada pela inundação empurra a água para cima do tronco da árvore através de rachaduras ou cavidades no tronco, até que seja derramada para fora do buraco a poucos metros acima do solo.

Como é possível ver nos vídeos, o solo é bastante pantanoso indicando grande quantidade de água subterrânea. É possível ver também outras gargantas de outros buracos no prado. Toda a área parece fluir como um riacho.

De acordo com morador local, isso vem acontecendo nos últimos 20-25 anos ou talvez até mais. Ele estima que a árvore tenha mais de 100 a 150 anos.

Texas

Em 2006, a norte-americana Lucille Pope anunciou que tinha uma árvore em casa que jorrou água há aproximadamente três meses sem parar. Especialistas não conseguiram explicar a origem do fenômeno.

Pope, 65 anos, atribui o fato a um "milagre de Deus". Órgãos públicos locais tiraram fotos e retiraram amostras da árvore para análise, mas até mas não chegaram a uma conclusão, segundo foi noticiado. "Eu tenho uma árvore misteriosa", afirmou Pope à época, ao jornal San Antonio Express News.

O filho dela, Lloys, 47 anos, descobriu que havia água saindo do carvalho. Especialistas do serviço de floresta do Estado do Texas estimam que possa ser orvalho a chave do mistério, mas ponderam que é difícil que essa seja a resposta, já que o verão tem sido muito seco nos Estados Unidos.

Também no Brasil
Imagem relacionada

Uma árvore da espécie sibipiruna chamou à atenção da população de Dourados MS, em 2015, por jorrar água de dentro do tronco para fora. Perto das raízes, um pequeno buraco é passagem de água que mina para fora. O mistério intriga moradores da cidade que fica a 214 km de Campo Grande.

A espécie, que tem o nome científico de Caesalpinia pluviosa, ficou famosa na cidade. Vizinhos tentaram entender o que consideram um fenômeno. "É um mistério, um fenômeno ou outra coisa qualquer, por que eu não posso entender também", disse Eneias Ferreira Lima, aposentado. Ele registrou a vazão da água com o celular.

O fenômeno na árvore foi descoberto por funcionários de uma unidade de saúde que fica em frente. Para o engenheiro agrônomo Homero Scalon Filho, a explicação para o mistério pode estar em algum cano estragado, já que a árvore não produz água.

"Se essa água está passando por dentro dela e está corroendo a árvore, está minando a área radicular dela. Essa árvore precisa ser apreciada até pelas autoridades aí do serviço público", alertou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!