terça-feira, 22 de maio de 2018

O sonho excêntrico de um bilionário que transportou um mosteiro para os EUA


Resultado de imagem para mosteiro espanhol em miami
Com um surto de megalomania, o multibilionário William Hearst, que serviu de inspiração para o filme Cidadão Kane, transferiu construções de 800 anos da Espanha para a América

Séculos de história. No ano de 1141 os operários terminaram as obras do Mosteiro Cisterciense de Santa Maria de La Real em Sacramenia, Segóvia – Espanha. Em 1925 os americanos chegaram e descobriram o mosteiro que há mais de cem anos vinha sendo usado como celeiro. William Randolph Hearst o comprou e decidiu levá-lo a Nova York como uma pitoresca recordação.

Devido a um foco de febre aftosa em Segóvia e aos problemas financeiros do comprador, o mosteiro ficou guardado em caixas até 1952, ano em que Raymond Moss e William Edgemon começaram a reconstruí-lo pedra por pedra ao norte de Miami. Possivelmente muitas dessas pedras devem ter sobrado ao voltar a montar esse quebra-cabeças gigante. 


A história do Ancient Spanish Monastery
Resultado de imagem para mosteiro espanhol em miami

O Mosteiro de São Bernardo de Clairvaux foi chamado originalmente de O Mosteiro de Nossa Senhora, Rainha dos Anjos”. Mas depois foi renomeado em homenagem a canonização de Bernard de Clairvaux. Monges ocuparam o mosteiro por quase 700 anos. Mas em 1925 William Randolph comprou os claustros e as dependências do local. Tudo foi desmantelado e enviado em mais de 11 mil caixas de madeira para os Estados Unidos. 

Mas logo após chegar, problemas financeiros forçaram a vender a coleção para um leilão. As caixas ficaram por 26 anos em um armazém em Brooklyn. Um ano depois da morte de Randolph, dois empresários compraram como atração turística e investiram o equivalente a US$ 20 milhões de dólares para colocar o mosteiro de volta.

Em 1964 um coronel multimilionário, chamado Robert Pentland Jr, comprou os claustros, os apresentou ao bispo da Flórida e hoje a igreja paroquial de São Bernardo de Clairvaux é uma congregação ativa nos Estados Unidos. É realmente uma história e tanto.


Resumo
Resultado de imagem para mosteiro espanhol em miami

Isso é um resumo da história do Antigo Mosteiro Espanhol de Miami, um dos prédios mais antigos do hemisfério oeste. Na visita podemos conhecer o claustro, a igreja St. Bernard de Clairvaux e os jardins. Pouco mais de meia hora é suficiente para percorrer estes lugares. O mais interessante é poder ver um mosteiro tipicamente espanhol, rodeado por uma exuberante selva tropical, parecendo o cenário de algum filme.

A entrada ao complexo custa 8 dólares para adultos e 4 dólares para crianças, um preço razoável, afinal nem todos os dias temos a oportunidade de ver um mosteiro espanhol em terras norte-americanas. Uma visita recomendada para quem está em Miami e quer algo mais além de compras e praia.

Endereço:
16711 West Dixie Highway
North Miami Beach, FL 33160

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!