quarta-feira, 23 de maio de 2018

Herói da resistência na defesa da música de qualidade, Timbaúba segue como um dom Quixote Nordestino


Sem abrir mão das suas raízes nordestinas e sertanejas, Timbaúba toca a sua carreira que conta com um acervo respeitável, com vários discos gravados e participação em vários festivais

Pernambucano nascido na cidade de Timbaúba(PE), Ubirandi Tavares de Albuquerque chegou na Bahia de junho de 1972 para tomar posse no Banco do Brasil S.A. na agencia de Mundo Novo(BA). Pouco tempo depois também tomava posse na mesma agencia Marcelo Melo, ex cantor e guitarrista de bandas de baile (Trogloditas e Leopardos) de Feira de Santana. 




Hospedados no mesmo hotel e trabalhando no mesmo banco sempre estavam ligados a música tocando juntos na AABB e casas de colegas do banco. Logo fundaram uma banda de nome Quarta Dimensão que depois tornou-se Fourth Dimension, sugestão dada pelo baixista da banda, Wilson Semanal. Transferidos depois para Feira de Santana Ubirandi e Marcelo continuaram tocando juntos e gravaram em 1979 o primeiro LP de musica popular gravado na cidade. Titulo disco - UM - Ubirandi e Marcelo, sugestão de Giberval Melo, irmão de Marcelo, também compositor, cantor e pintor o qual fez a capa do disco. 



Dois anos depois, seguindo carreira solo, Timbaúba gravou seu primeiro LP intitulado SONHOS & CRISTAIS. Participou de vários festivais no Rio de Janeiro, São Paulo, Londrina, Brasília, Fortaleza e Feira de Santana onde conquistou alguns prêmios como melhor letrista, melhor intérprete e melhor música.

Gravou 03 (discos de vinil (Sonhos & Cristais, Caminhos do Litoral e Desafio Soberano) e 04 CDs (Punhal de Desejo, Retinas, Rede na Varanda e O Forró já Começou). Participou do Projeto Banco de Talentos produzido pela Febraban em todas as suas edições de 1998 a 2009.( todos a partir do ano 2000 com CDs e DVDs gravados com os finalistas.

Participou do CD Forró da Lua - volume dois, produzido pela Produtora Baiana Perto da Selva e do CD Bahia de Todos os Forrós juntamente com outros nove artistas baianos. Tem convidados especiais como Xangai, Dércio Marques, Tonton Flores e Carlinhos Marques nos discos que gravou. 




Tem músicas gravadas pelo Trio Elétrico Novos Bárbaros e Banda Gente Brasileira de Salvador, Hugo Luna de Seabra, Gilton Della Cella de Ubaíra, Cristina Amaral de Recife, Pádua de Goiás, Zezé Mota do Rio de Janeiro, Roberto Barbosa de Maceió, Chico de Pombal de João Pessoa, Geraldo Cardoso de Maceió(AL), Kelvin Diniz de Capim Grosso(BA), Ednaldo Santana do Vale do Jequiricá, Duda Carvalho, Neném do Acordeon, Cescé Amorim, Pheka Jerusalém e Rá Nascimento de Feira de Santana, entre outros.

Tem se apresentado com destaque em várias cidades da Bahia e outros estados durante os festejos juninos, exposições agropecuárias, vaquejadas, barzinhos, e outras festas populares.


3 comentários:

  1. Osmário Senra - Bruxelasquinta-feira, maio 24, 2018

    Belo resgate de um dos maiores talentos da música nordestina, mas como não tem um mídia por trás, tem seu trabalho pouco divulgado. Dessa forma, nomes inexpressivos com um tal de Deivinho Novais e tantos outros que produzem um lixo cultural que alguns chamam de música, estão vendendo shows com valores milionários em plenos festejos juninos. Coisas desse Brasilzão desprovido de valores. Mas não se avexe, Timbauba pois daqui a um dois anos, nem se ouvirá falar dessas figuras, enquanto a música de valor é eterna. O próprio sistema se encarrega de fazer a peneira. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas palavras Osmário Senra, infelizmente a inversao de valores é a principal ferramenta usada pela mídia nesse Brasilzáo.
    Tenho me deparado com poetas, cantadores e músicos da mais alta qualidade mas que sequer conseguiram registrar os seus trabalhos.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Euriques por ter colocado nesse respeitavel blog uma historia que esta quase completando 4 décadas com muitas dificuldades mas que resiste e nao joga a toalha. E que por mais que eles inventem moda, a boa musica resistirá. Evoé!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!