Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

sábado, 23 de dezembro de 2017

Em busca de novas receitas, o mundo do esporte fazem cada vez mais usos do “naming rights”


Resultado de imagem para exemplos de naming right no brasil

Desde a Copa do Mundo realizada no Brasil, alguns estádios brasileiros se modernizaram e passaram a ter seus nomes associados a marcas, os famosos “Naming Rights”

E o que seria isso? “Naming Rights” é a prática da concessão de direitos de nome que empresas donas de algum estabelecimento de espetáculos culturais e/ou esportivos dá o nome para uma marca ou produto.

No Brasil, esta prática começou fora do esporte, com o Credicard Hall em São Paulo, criado em setembro de 1999. Já no esporte a primeira arena a adotar esta prática foi a Arena da Baixada em Curitiba, batizada em 2005 como Kyocera Arena.

Diversos dos novos estádios brasileiros, criados para o mundial, estão adotando esta prática. O estádio do Bahia, a famosa Fonte Nova, depois de sua reinauguração, o Grupo Petrópolis, segundo maior do setor cervejeiro no país e maior companhia 100% brasileira de bebidas, firmou um contrato deste porte associando a marca Itaipava ao estádio, sendo batizado de Itaipava Arena Fonte Nova.

A empresa fechou um acordo no valor de R$ 10 milhões por ano, durante 10 anos, e além do nome, o contrato concede as marcas da empresa o direito de comercializar produtos com exclusividade em todos os bares e restaurantes do estabelecimento.

Esporte Clube Bahia

Resultado de imagem para exemplos de naming right no brasil

Sobre a prática já difundida, o novo presidente do Bahia Guilherme Bellintani se pronunciou: ‘hoje, por exemplo, a gente tem pouco uso da Arena Fonte Nova, por meio de agregação de receitas com parceiros comerciais. Por exemplo, a gente pode nomear o 'naming right' do jogo; a gente pode nomear o 'naming right' dos portões; a gente pode promover dentro da Arena Fonte Nova a exibição de marcas do próprio clube. O que a gente acredita também é que, além da tecnologia, a gente também pode agregar valor por meio da alavancagem econômica dentro da Arena Fonte Nova’.

Palmeiras
Resultado de imagem para exemplos de naming right no brasil

Outro estádio com um contrato de “Naming Rights” firmado é a nova Arena do Palmeiras. A seguradora Allianz, a construtora WTorre (responsável pela construção do estádio), o Palmeiras e a AEG (responsável pelos futuros eventos do local), firmaram parceria para a colocar o nome da seguradora no estádio. A Allianz já possui diversos acordos de naming rights pelo mundo, como a Allianz Arena em Munique.

Globo: gol contra
Resultado de imagem para rede globo - atraso no futebol

Uma questão fundamental para haver poucos acordos de "naming rights" durante o Campeonato Brasileiro é o fato de a Rede Globo, empresa detentora dos direitos de transmissão do Brasileiro para a TV aberta, não mencionar as marcas durante as partidas. Assim, para Vênus Platinada, em Salvador é Arena Fonte Nova e o Allianz Parque é simplesmente Arena Palmeiras.

Já a Band, que transmite os jogos do Brasileiro em parceria com a Globo, menciona normalmente os patrocinadores. Esse boicote velado da Globo não prejudica apenas a Itaipava e a Allianz pois inibe outras empresas em praticar o ‘namimg rihts’ em outras arenas do Brasil.

Contudo, empresários ligados ao setor entendem como inevitável que essa restrição acabe caindo ao longo dos 20 anos de contrato que, por exemplo, a Allianz tem com o Palmeiras. E tem mais um detalhe: ainda que não fale, a transmissão pela TV não tem como não mostrar a marca que está espalhada pelos quatro cantos do estádio.

Apesar do posicionamento unilateral da Globo, a tendência é que a prática do ‘namimg rights’ se consolide no âmbito esportivo do Brasil, a exemplo do que ocorre na NFL onde, dos 31 estádios homologados para os jogos, apenas cinco não lucram com nomes patrocinados, realidade semelhante à registrada em ligas de outros esportes, como basquete e beisebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!