segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

A Fisiologia do Exercício e a capacidade do organismo lidar com o estresse físico

Resultado de imagem para fisiologia do exercicio
Uma das formas de definir a Fisiologia do Exercício é dizer que se trata da área do conhecimento caracterizada por estudar funções mecânicas, físicas e bioquímicas dos seres vivos, ou seja, efeitos agudos e crônicos dos exercícios físicos sobre as estruturas e sistemas do corpo humano




A fisiologia do exercício consta de uma ciência integrada que tem objetivo a identificação dos mecanismos funcionais do organismo humano como um todo e sua regulação. 

Proporciona o estudo de como as funções humanas são reguladas e integradas durante o exercício em meio ambiente diferenciado, em que podem dizer que cada pessoa apresenta uma resposta diferente quanto ao efeito do meio climático, ou seja, frio e também para cada esporte, cada atleta, que dependendo de sua posição, tem que ser trabalhado de forma especifica do atleta de futebol, onde atua a fisiologia do esporte. 

O organismo utiliza apenas 30% a 40% do total de energia para a realização de trabalho mecânico e atividades celulares. Assim, cerca de 60% a 70% da energia do corpo e dissipado sobre a forma de calor. Não se usa direto o carboidrato, proteína e gordura. 

Resultado de imagem para fisiologia do exercicio

Ela primeiro sofre certas ligações para chegar ao A.T.P. As enzimas são proteínas que regulam a velocidade das reações químicas nas vias metabólicas. As coenzimas são substâncias orgânicas complexas que facilitam a ação enzimática auxiliando sua ligação. 

Durante atividades intensas o principal substrato é o sistema atp/fosfocreatina (vias anaeróbicas nos primeiros segundos). Para esses atletas é bem comum a utilização de creatina sob forma de suplementação para aumentar sua concentração sarcoplasmática. E também é comum aumentar a ingestão de proteínas para propiciar a hipertrofia muscular.

Referência: http://www.formacaoweb.com.br

P. S.: Dedico essa postagem (in memorian), ao meu filho Marcel Santos Carneiro, professor de Educação Física e Personal Trainer que teve atuação destacada na sua área em Feira de Santana BA e que tinha como meta pessoal um Mestrado em Fisiologia do Exercício!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!