Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Sagrada Família | Obra maior de Antonio Gaudi é joia da coroa da arte espanhola mesmo estando ainda em construção


Resultado de imagem para a sagrada familia gaudi barcelona

A Sagrada Família é o monumento mais visitado da Espanha. Milhares de turistas fazem fila para conhecer a obra mais espetacular do arquiteto Antonio Gaudí e está incluída em todos os roteiros, guias e blogs que falem de Barcelona

A inigualável atração turística é o mais importante cenário do mais novo livro de Dan Brown, “Origem” que, bem ao estilo do escritor a descreve com detalhes que levam o leitor a se imaginar contemplando o monumento.

A Sagra Família é uma igreja de cinco naves, com cruzeiro de três, que formam uma cruz latina. Suas dimensões interiores são: nave e abside, 90 metros; cruzeiro, 60 metros; largura da nave central, 15 metros; naves laterais, 7,5 metros cada uma (a nave principal tem no total 45 metros); largura do cruzeiro, 30 metros.

Resultado de imagem para a sagrada familia gaudi barcelona

No ano 1866, Joseph Maria Bocabella fundou a Associação de Devotos de São José, com o objetivo básico de construir um templo. Sua construção começou com um estilo neogótico.

Uma das ideias mais potentes trazidas por seu projeto foram as elevadas torres cônicas circulares que se sobrepõem aos portais, e que vão afinando com a altura. Gaudí as projetou com uma torção parabólica, o que deu uma tendência ascendente a toda a fachada, favorecida por muitas janelas que perfuram as torres seguindo as suas formas espirais.

Para ilustrar, relacionamos abaixo algumas curiosidades sobre a igreja!

Resultado de imagem para a sagrada familia gaudi barcelona

1. A igreja começou a ser construída em 1882. Gaudí só assumiu a obra em 1883, com 31 anos.

2. Gaudí começou a construção pelo lado do nascimento. Segundo ele mesmo disse: se começasse pelo lado da Paixão as pessoas iam odiar a igreja. Porque queria que o lado da Paixão refletisse toda a dor e sofrimento de Jesus.

3. Quando a igreja estiver pronta terá 170 metros de altura, 18 torres e será a igreja mais alta do mundo. Uma torre dedicada a Jesus, uma a Maria, 12 aos apóstolos e quatro aos evangelistas. A mais alta será a de Jesus.

4. Gaudí está enterrado na cripta da igreja.

5. A construção da igreja é totalmente financiada com as entradas dos visitantes e doações. A finalização da obra está prevista para 2026.

6. Gaudí morou os últimos 15 anos da sua vida na igreja. Junto ao seu escritório possuía uma cama que fazia as vezes de quarto.

7. A fachada da Paixão começou a ser construída nos anos 50. Ela tem esculturas do escultor catalão Sobra. Suas obras causaram bastante burburinho, pois diziam que destoava das esculturas de Gaudí no lado do nascimento.

8. Apenas a cripta e a fachada do nascimento foram declaradas patrimônio da humanidade pela UNESCO em 2005.

9. Em 1936, durante a Guerra Civil Espanhola, a igreja foi atacada e sofreu um grande incêndio que destruiu documentos e os planos de Gaudí e provocou danos na maquete da igreja deixada por ele. Por causa disto, atualmente, a igreja é construída mais inspirada na obra de Gaudí do que nos planos feitos por ele.

10. Diferente de outras igrejas toda a história da vida de Jesus está na fachada da Sagrada Família. Dentro só tem 4 estátuas: Jesus, Maria, José e um São Jorge.

11. Tem duas esculturas que representam a pessoa do Gaudí. Uma está no lado da Natividade e outra no lado da Paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!