Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

domingo, 3 de setembro de 2017

Exposição em SP questiona estruturas sociais com obras de artistas negros


Resultado de imagem para exposição agora somos todxs negrxs

Com abertura que ocorreu na última quinta-feira (31), mostra “Agora Somos Todxs Negrxs?” apresenta um recorte da produção contemporânea de artistas negras e negros

Estreou na última quinta-feira, 31, em São Paulo, a exposição “Agora Somos Todxs Negrxs?”, que reúne produção contemporânea de artistas negras e negros reconhecidos no cenário das artes no Brasil.

Segundo os organizadores, a ideia é apresentar olhares sobre o racismo e o sexismo a partir do ponto de vista da negritude e da desconstrução do impacto da colonização e da escravidão. E também colocar em perspectiva o papel do negro na sociedade brasileira, reelaborando símbolos da história nacional.

Resultado de imagem para exposição agora somos todxs negrxs

O título da mostra é inspirado no artigo 14 da Constituição do Haiti, de 1805, que diz: “Todos os cidadãos, de agora em diante, serão conhecidos pela denominação genérica de negros”. Hoje, 200 anos após a revolução haitiana que expulsou o governo colonial francês do país, artistas e ativistas negras e negros analisam as questões que envolvem o racismo institucional, as desigualdades sociais e as questões de gênero na América colonizada. Desta forma, questionam: “Agora Somos Todxs Negrxs?”

O “x” que substitui as inflexões de gênero nas palavras do título também é uma provocação. Segundo o curador Daniel Lima, não se discute racismo sem discutir gênero.

A mostra exibe trabalhos de artistas negras e negros renomados no circuito nacional e internacional como Rosana Paulino, doutora em Artes Visuais pela ECA/USP e especialista em gravura pelo London Print Studio, Jota Mombaça, ensaísta e performer, Frente 3 de Fevereiro, Ana Lira, Luiz de Abreu, Musa Michelle Matiuzzi, Moisés Patrício e outros.

A exposição “Agora Somos Todxs Negrxs” dá sequência a um ciclo de exposições do Galpão VB, espaço de artes na Vila Leopoldina, zona oeste da cidade de São Paulo que, ao longo deste ano de 2017, vem propondo reflexões sobre as relações entre arte e política.
Serviço:
  • Agora somos todos negrxs?
  • Visitação: até 16 de dezembro de 2017
  • Onde: Galpão VB. Avenida Imperatriz Leopoldina, 1150, Lapa. 
  • Entrada franca


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!