Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

sábado, 15 de julho de 2017

Vivendo crise sem precedentes, Theatro Municipal do Rio de Janeiro celebra mais de um século de apresentações gratuitas


Resultado de imagem para teatro municipal do rio de janeiro - 108 anos de apresentaçoes gratiis


Para festejar 108 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, realiza a edição de 2017 do evento comemorativo que já é uma tradição no calendário cultural da cidade

No dia do aniversário, sexta-feira, 14 de julho, o TMRJ esteve de portas abertas para receber o público com uma programação extensa e diversificada, contando com apresentações dos três corpos artísticos da instituição (ballet, orquestra e coro), além da participação de convidados especiais.

O programa foi aberto às 9h30, com a Banda Marcial, dos Fuzileiros Navais, que se apresentou nas escadarias do Theatro Municipal. Em seguida, teve “Um espetáculo de operetas”, com a Academia de Ópera Bidu Sayão, seguida dos alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa que apresentaram três balés, “Alegria Russa”, “Mozart” e “Les Sylphides”. Houve ainda a homenagem que Sacha Rodrigues fez a seu avô Nelson Rodrigues, lendo um texto no qual o dramaturgo nos conta como foi a estreia de “O Vestido de Noiva”.

À tarde, no foyer do teatro, foi a vez de “A morte do cisne”, número de balé com piano e violoncelo, dançado por Deborah Ribeiro, primeira solista do Balé do Theatro Municipal. Às 16h o público poderá assistir aos Pequenos Mozart e Amadeus, conjunto de violinos composto por crianças a partir de 3 anos que se vestiram com roupas da época do grande compositor Wolfgang Amadeus Mozart.

Coroando a programação de domingo, a Orquestra Sinfônica, o Coro e o Ballet do Theatro Municipal apresentarão, às 20h, a cantata “Carmina Burana”. Com coreografia assinada por Rodrigo Negri, primeiro solista do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A cantata composta pelo alemão Carl Orff foi apresentada em curta temporada em junho atingindo absoluto sucesso de publico e crítica.

Crise sem precedentes
Resultado de imagem para teatro municipal do rio de janeiro - crise

A comemoração ocorre em meio à grave crise financeira no estado que atingiu em cheio a instituição. Os funcionários chegaram a entrar em greve por falta de pagamento no fim do ano e apresentações tiveram que ser canceladas.

Com três meses de salários atrasados, a situação é gravíssima. “Nós estamos fazendo um sacrifício muito grande, um esforço para não deixar o teatro fechar. Não é pelo patrão ser o governo, mas o dono do teatro é o povo do estado. A gente já está penalizado, então penalizar o povo mantendo o local fechado não seria justo”, afirma o líder da categoria.

“Nesse momento de crise, é o nosso remédio, é o que nós podemos oferecer. O mais importante em falar de crise é falar de criatividade, de esperança, e importância do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para o Brasil inteiro, ele está no coração de todos nós,” explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!