Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

quarta-feira, 5 de julho de 2017

“Athos Bulcão - Tradição e Modernidade” é atração da Caixa Cultural Salvador


Resultado de imagem para “Athos Bulcão - Tradição e Modernidade”

A exposição “Athos Bulcão - Tradição e Modernidade”, que traça um panorama da produção de um, dos mais respeitados artistas nacionais, pode ser visitada na Caixa Cultural da capital baiana até o dia 20 de agosto

Athos Bulcão, um dos ícones da arte moderna brasileira, é tema da mostra que privilegia a produção arquitetônica de murais e azulejaria do artista, reconhecida pelo caráter geométrico e pelas presenças monumentais em cidades como Rio de Janeiro, Brasília e Buenos Aires.

Os vídeos, gravuras, estudos, textos e material iconográfico que integram a mostra ajudam o visitante a traçar um elo entre a trajetória do artista, a arte e a própria arquitetura. A mostra é executada em parceria com a Fundação Athos Bulcão, de Brasília.

Pluralidade
Resultado de imagem para “Athos Bulcão - Tradição e Modernidade”

A obra de Athos Bulcão potencializa a arquitetura e trabalha as relações entre o espaço projetado e elementos da natureza, como a incidência da luminosidade solar. Em seus azulejos destacam-se a modulação e o grafismo criados com base nas formas geométricas. Sua obra, inscrita em alguns dos principais edifícios modernos brasileiros, notabiliza-se pelo equilíbrio encontrado nas relações entre arte e arquitetura.

Para esta exposição, foram selecionadas aproximadamente 40 obras de formatos variados, que abrangem os fundamentos criativos e signos plástico-poéticos de Bulcão. Seis grandes murais de azulejos são expostos acompanhados de seu projeto/planta e de uma foto de sua aplicação no local de origem. Além disto, os visitantes poderão desfrutar de uma monumental instalação cenográfica que reproduz a fachada do Teatro Nacional de Brasília, marco da arquitetura nacional criado pelo artista.

A expografia conta com uma sala dedicada exclusivamente à produção de gravuras e serigrafias. Acompanha ainda uma vitrine contendo material iconográfico e documental sobre sua obra, além de vídeos que revelam a produção de azulejos do artista. Um dos vídeos expostos traz uma entrevista com Athos, na qual ele explica os fundamentos de sua obra e sua trajetória artística.

Conjunto da obra
Resultado de imagem para “Athos Bulcão - Tradição e Modernidade”

Athos Bulcão (1918-2008) nasceu no Rio de Janeiro e sempre teve incentivo no campo das artes. Tendo abandonado a medicina para se dedicar à pintura, alcançou sua primeira exposição individual em 1944. Em 1950, após dois anos de estudos em Paris, retorna ao Brasil e recebe convite do arquiteto Oscar Niemeyer para trabalhar na transferência da capital federal para Brasília. A partir disto, torna-se um dos principais artistas a desenvolver uma obra integrada à arquitetura.

Suas obras estão expostas em diversas cidades do mundo, destacando-se os painéis do Sambódromo do Rio de Janeiro, da Embaixada do Brasil em Buenos Aires (Argentina) e, em Brasília, os azulejos do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitscheck e da Igrejinha N. S. de Fátima. Somente no Distrito Federal, estão expostas mais de 200 obras de integração da arte à arquitetura.

Pelo conjunto de sua obra, Athos Bulcão recebeu vários prêmios e condecorações, como a Ordem do Mérito Cultural (MinC) do ano de 1995. No mesmo ano, ele foi condecorado com o Diploma de Reconhecimento do Instituto dos Arquitetos do Brasil por sua obra em prol da arquitetura nacional.
Em 1996, o artista ganhou o título de Cidadão Honorário de Brasília.

Athos foi amigo de alguns dos mais importantes artistas brasileiros modernos, como Carlos Scliar, Jorge Amado, Burle Marx, Vinícius de Moraes, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Manuel Bandeira.

Serviço:

Quando: 13/07/2017 a 20/08/2017
Hora das 9h às 18h
Onde: Galeria Arcos
Dias: de terças-feiras a domingos
Quanto: grátis


Fonte: http://www.caixacultural.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!