Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Monte Roraima: atração turística do Norte do Brasil envolta em mistérios e lendas encobertas por neblina


Resultado de imagem para monte roraima onde fica

Antes de se tornar atração em novela televisiva, o Monte Roraima já era conhecido principalmente por mochileiros e a trupe que adora uma aventura por locais pouco acessíveis e fora da rota do turismo convencional

Nas fronteiras entre o Brasil, Venezuela e a Guiana existem montanhas únicas no planeta, formadas há milhões de anos. Os tepuis, como são chamadas pelos índios, são imensos platôs com 3 mil metros de altitude. Lá o tempo não existe. 

O que existem são lendas e mistérios encobertos pela neblina que envolve os tepuis, assustando e fascinando homens há tempos. Esse clima de mistério levou o escritor inglês Conan Doyle, o criador de Sherlock Homes, a escrever a ficção "O Mundo Perdido".

O Monte Roraima, um dos pontos culminantes do Brasil com 2.875m, é a morada do Deus Macunaíma, segundo a lenda dos índios caribés para explicar sua formação e a diversidade de ecossistemas das savanas amazônicas. Para protegê-lo foi criado em 1989 o Parque Nacional do Monte Roraima abrigando 116.000 hectares.

História e cultura
Resultado de imagem para monte roraima onde fica

Antes da criação do Parque já existia uma área indígena nas terras ao redor, que se denomina Ingaricó. O Monte Roraima é considerado pelos indígenas venezuelanos (Pémons) e brasileiros (Ingaricó e Macuxi) como "A Casa de Macunaima"; os Pémons ainda o chamam de "Madre de todas las Águas".

O primeiro homem branco a conhecer o Monte Roraima foi o inglês Sir Walter Raleigh que no final do século XVI, estando em busca de tesouros, embrenhou-se pelas Antilhas e cruzou a floresta na região da Guiana.

Raleigh teria chegado apenas à base do Monte. Mesmo assim coletou material suficiente para escrever a obra que denominaria Montanha de Cristal. Mais tarde, chegaria lá outro inglês, o botânico Everard Im Thum. Este sim, subiu ao cume do Morro e deixou relatórios detalhados de sua expedição, que além de serem publicados na National Geografic, inspiraram o escritor Conan Doyle a escrever "O Mundo Perdido", publicado no início deste século.

O Monte Roraima faz parte do Maciço Paracaíma, que começou a surgir há cerca de 1,8 bilhões de anos. A área do parque é toda coberta por formações de Floresta Amazônica abrigando uma grande diversidade de fauna e flora.

O mais interessante é que no parque existem várias espécies endêmicas. Flores e bromélia incrementam ainda mais a paisagem da região e devido a sua recente criação, ainda não há um completo levantamento da fauna e flora do local.

Quer conhecer? Veja as dicas
Resultado de imagem para monte roraima o que fazer

CONTRATAÇÃO DE GUIA E AGÊNCIA PARA SUBIR O MONTE RORAIMA: 

OPÇÕES E CUSTOS 

Santa Elena de Uairén Dados do mapa Termos de Uso Mapa Satélite Para subir o Monte Roraima é necessário um guia, seja pelo fato de trechos da trilha (especialmente no topo) ser difíceis, seja por que é uma regra do Parque Canaíma. Além do guia o serviço contratado normalmente inclui alimentação, alguns equipamentos, transporte até o local do início da trilha e as autorizações necessárias para entrar no parque. 

OPÇÕES DE GUIA 

Há três formas de contratar o serviço de um guia: contratar uma empresa brasileira, ainda em Boa Vista; contratar uma empresa venezuelana em Santan Elena de Uairén ou contratar um guia venezuelano diretamente. Para saber todos os detalhes do trajeto da viagem até a o ponto da trilha veja como chegar ao Monte Roraima. Há grandes diferenças de preços nessas três opções. Abaixo explicamos os detalhes, vantagens e desvantagens de cada opção do serviço de guia. 

O QUE ESTÁ INCLUSO NO SERVIÇO DE GUIA 

É importante que seja destacado que o serviço de guiada vem junto com vários outros e o preço que você paga já inclui tudo. Durante toda a expedição você não vai precisar gastar mais nada. É possível contratar somente a guiada, sem nada a mais, mas você terá de explicitar isso e não é recomendando. 

Por padrão, independente da como você contrate, os preços fornecidos já incluem os itens abaixo: Alimentação (para todos os dias da trilha, três refeições por dia) Carregamento da comida e equipamentos (barraca, fogareiro, querosene para cozinhar, utensílios de cozinha e etc) Autorizações para entrada no parque venezuelano (normalmente eles pedem seus dados e fazem isso antes de você chegar) Transporte de jipe de Santa Elena até Paraitepuy, de onde começa a trilha e na volta o inverso Serviço de cozinha (eles fazem todas as refeições) Taxas dos acampamentos (por exemplo a taxa cobrada no acampamento tek). 

O serviço de guia propriamente dito, equipamentos de segurança (rádio ou até rastreador, dependendo da agência). Alguns itens que podem ou não estar inclusos (você deve consultar): Banheiro portátil (sim, eles levam um bem pequeno, tipo assento) Lanches durante a trilha (quando está caminhando) Translado de Boa Vista até Santa Elena.

E aí, empolgou? Caso positivo, é afivelar malas, - ou preparar a mochila, - e boa viagem a esse pedaço misterioso do Norte do país!

Resultado de imagem para monte roraima o que fazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!