Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

domingo, 25 de junho de 2017

A origem da fogueira nas festas juninas


Imagem relacionada

As histórias são várias mas em uma delas, o catolicismo reza que a fogueira já foi acesa nas montanhas da Judeia, para anunciar o nascimento do apóstolo João, no dia 24 de junho

Como a distância separava as famílias, foi a forma que sua mãe Isabel encontrou para comunicar a chegada do filho à Maria, sua prima, que também estava grávida e seis meses depois daria luz a Jesus.

A exemplo de Maria, Isabel também engravidou contra todas as probabilidades. Não era virgem, mas dizia-se que estava estéril e tinha idade avançada quando concebeu o último filho. Ele se tornou um pregador e ficou conhecido por batizar os gentios nas águas do Rio Jordão. [...] Para ganhar de vez o apelido de `Batista´, realizou um feito capaz de fazer inveja a qualquer outro santo: abençoou o próprio Jesus.

Alguns estudiosos da matéria afirmam que tais feitos conferiram a João Batista um lugar de honra entre os santos católicos: ele é o único do qual se comemora, assim como Jesus, o dia do nascimento e não o da morte, como os demais santos.

Antes da evangelização da Europa, na Idade Média, as fogueiras eram utilizadas em rituais pagãos, que celebravam a chegada do solstício de verão no Hemisfério Norte. Como uma maneira de dar novo significado às práticas pré-cristãs, a exemplo dos cultos solares e lunares relacionados à vida agrícola, o dia 24 de junho foi incorporado ao calendário cristão, como comemoração ao nascimento de São João Batista.

Festas juninas
Resultado de imagem para fogueiras de são pedro - viuvas

Uma tradição genuinamente nordestina, as festas juninas chegam a durar mais de 30 dias como é o caso de Campina Grande PB, que autodenominou a festa como o Maior São João do Mundo. Mas o mais comum é iniciar os festejos em 13 de junho, dia dedicado a Santo Antonio e encerrar no dia 29, onde o homenageado é São Pedro.

Muitos não sabem e não levam muito a sério, mas reza a tradição popular que, para cada santo junino, a fogueira tem de ser armada de uma determinada maneira: a de São João deve ter uma base arredondada, já a de Santo Antônio deve ser quadrada e a de São Pedro, triangular.

São Pedro
Resultado de imagem para fogueiras de são pedro - viuvas

Tido como o guardião das portas do céu é também considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. São Pedro foi um dos doze apóstolos e o dia 29 de junho foi dedicado a ele. Como São Pedro é cultuado como protetor das viúvas, são elas que organizam a festa desse dia, juntamente com os pescadores, que também fazem a sua homenagem a São Pedro realizando procissões marítimas.

No dia 29 de junho todo homem que tiver Pedro ligado ao seu nome deve acender fogueiras nas portas de suas casas e, se alguém amarrar uma fita em uma pessoa de nome Pedro, este se vê na obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida à pessoa que o amarrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!