Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Semana Nacional de Museus prevê cerca de 3 mil atividades em museus de todo o país até domingo


Resultado de imagem para semana nacional dos museus 2017



Começou na última segunda (15), em museus e instituições culturais de todo o país, a 15ª Semana de Museus, que promete movimentar o país até o próximo domingo (21)

Com o tema Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus, a temporada movimenta mais de 450 cidades com exposições, palestras, mesas-redondas, visitas mediadas, shows e uma série de atividades especiais.
Para Marcelo Araujo, Presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), “a Semana Nacional de Museus é um momento privilegiado de divulgação, reflexão e visibilidade para os museus brasileiros”.

“Ela chega a sua 15ª edição como uma iniciativa consagrada que reúne milhares de instituições em todos os estados do nosso país, contribuindo para o reconhecimento pela sociedade brasileira da importância e do papel dos museus na contemporaneidade”, esclarece Marcelo Araujo.

Museus do Ibram

Resultado de imagem para semana nacional dos museus 2017

Em comemoração aos 15 anos da atividade, os museus vinculados ao Ibram prepararam uma extensa programação ao longo de todo o mês de maio.

Na segunda-feira (15), o Museu do Diamante, em Diamantina (MG), propõe um debate através da pergunta “Qual museu nós queremos?”. No dia 18, o Museu das Missões, em São Miguel das Missões (RS), promoverá a visitação ao Borraio Minhas Origens, com o apoio do Ponto de Memória Missioneira.

Também o Museu Lasar Segall, em São Paulo, sugere uma reflexão a partir do tema da Semana de Museus. No dia 19, o museu realiza a roda de conversa Vozes e Silêncios com os educadores Diran Castro, Pedro Ermel, Gabriela Almeida Mattos, Janaína Machado, Jordana Braz, Luciano Favaro e Julia Viana.
Resultado de imagem para Museu Histórico Nacional,

Julgamentos Históricos é o nome da atividade que o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, preparou. A atividade conta com o julgamento de três personagens de nossa história: D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II. A cada dia uma figura será acusada de crimes e caberá ao público visitante condená-la ou não. Durante a encenação, realizada pela equipe de educadores do MHN, serão apresentas “provas” expostas no acervo, que servirão de pistas para auxiliar o público durante o julgamento. Ao final de cada performance a sentença será declarada.

Tendo como pano de fundo o tema proposto para a Semana de Museus, também os museus da Inconfidência, Imperial, Regional de São João del-Rei, Nacional de Belas Artes, Castro Maya, Abolição, Casa dos Ottoni e Casa da Hera realizam exposições temporárias no período. A programação completa da Semana de Museus está disponível no Guia da Programação.

Fonte: Ascom/Ibram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!