Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

sábado, 6 de maio de 2017

15ª Flip promoverá discussão sobre a obra de Lima Barreto e celebrará a amizade entre Jorge Amado e José Saramago


Resultado de imagem para flip 2017

A edição resgatará a trajetória de um homem que se estabeleceu como escritor no Rio de Janeiro, capital da Primeira República e da cultura literária do país e terá como tema a amizade entre os escritores José Saramago e Jorge Amado

Em um meio marcado pela divisão de classes e pela influência das belas letras europeias, era difícil para um autor brasileiro com as suas origens afirmar seu valor. 

Foram necessárias várias gerações para que se consolidasse o nome do criador de uma das obras mais plurais e inovadoras da literatura brasileira, que permite tanto o apreço do leitor quanto reflexões nos campos da literatura, da história e das ciências sociais.
Lima Barreto

A obra do escritor carioca Lima Barreto estará em discussão na 15ª Flip, que acontece de 26 a 30 de julho de 2017.

A edição resgatará a trajetória de um homem que se estabeleceu como escritor no Rio de Janeiro, capital da Primeira República e da cultura literária do país. Em um meio marcado pela divisão de classes e pela influência das belas letras europeias, era difícil para um autor brasileiro com as suas origens afirmar seu valor. 

Foram necessárias várias gerações para que se consolidasse o nome do criador de uma das obras mais plurais e inovadoras da literatura brasileira, que permite tanto o apreço do leitor quanto reflexões nos campos da literatura, da história e das ciências sociais.

Sobre o autor
Resultado de imagem para flip 2017 lima barreto

Afonso Henriques de Lima Barreto nasce no Rio de Janeiro em 13 de maio de 1881. Perde a mãe, Amália Augusta, escrava liberta e professora, quando tinha seis anos, ficando sob os cuidados do pai, o tipógrafo João Henrique, que, poucos anos depois, é diagnosticado como neurastênico, o que o levaria a ficar recolhido pelo resto da vida. A doença do pai o obriga a deixar a Politécnica para sustentar a família como Amanuense do Ministério da Guerra.

Amizade entre Amado e Saramago
Resultado de imagem para jose  saramago e jorge amado

Uma das atrações da Flip será uma ambientação para celebrar a amizade entre Jorge Amado e José Saramago. A casa foi planejada pela Fundação José Saramago, com sede em Lisboa, em parceria com a Fundação Casa de Jorge Amado. O ministério da Cultura lusitano também está envolvido.

A ideia é também promover o contato entre autores brasileiros e de outros países lusófonos, não só na casa, mas também na programação da Flip. Um deles é a jornalista Pilar del Río, que dirige a instituição lisboeta e foi casada com Saramago. Ela é uma das convidadas da programação principal da Flip, onde deve falar sobre militância feminina.

Também na tenda dos autores estará a escritora luso-angolana Djaimilia Pereira de Almeida, sucesso em Portugal, em 2015, com "Esse Cabelo", que será lançado no Brasil pela Leya.

Correspondência

Na programação da Casa Amado e Saramago, estará o lançamento de um livro com as cartas trocadas entre os dois, pela Companhia das Letras. Além de uma exposição de fotos sobre os dois amigos. Por enquanto, os autores convidados do espaço são o português José Luís Peixoto e o angolano Ondjaki.

Para Pilar del Río, a casa é uma lembrança de uma amizade que passava não só pela literatura, mas pela política, mantida pela dupla ao longo de anos. E defende que é um diálogo que continua importante dentro da lusofonia.

"A fundação é a residência do pensamento do José. As editoras publicam livros para ganhar dinheiro, quem trabalha o pensamento de José Saramago é a fundação", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!