quarta-feira, 26 de abril de 2017

O ritmo “brega” pode se tornar uma expressão cultural de Pernambuco


Resultado de imagem para ritmo brega - definição

Na última terça-feira (25), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, em primeira instância, projeto que elege o ritmo brega entre as expressões culturais de Pernambuco

A matéria tem por finalidade incluir o ritmo na lista de expressões artísticas consideradas genuinamente pernambucanas, estabelecido no art. 3º da Lei nº 14.679, de 24 de maio de 2012.

Com essa decisão, o brega, um dos ritmos mais populares da região, será incluído na reserva estabelecida no art. 1º da referida Lei, a qual determina que os convênios firmados entre o Poder Executivo do Estado e dos Municípios terão recursos para a realização de atividades culturais. Dessa forma, o brega vai integrar as demais atividades artísticas, como teatro, dança, literatura entre outras, que deverão prever a reserva de 60% das vagas para artistas e grupos que expressem a cultura pernambucana.

O que é brega?


Inicialmente, o termo designava um tipo de música romântica, com arranjo musical sem grandes elaborações, bastante apelo sentimental, fortes melodias, letras com rimas fáceis e palavras simples. A origem do termo "brega" é desconhecida e bastante discutida, porém não se sabe ao certo a origem. Ao mesmo tempo em que críticos esboçavam uma conceituação estilística pejorativa sobre o "brega", o estilo passou a influenciar e se fundir a outros artistas e gêneros musicais, o que tornava, na verdade, cada vez mais impreciso estabelecer uma definição clara sobre o que seria "música brega".

Resultado de imagem para ritmo brega - definição

A chegada à década de 1990 levou o "brega" a mais fusões e confusões em torno da conceituação. Nessa década, uma série de artistas passou a se assumir como "bregas". Um dos mais notórios foi o Recifense, Reginaldo Rossi, proclamado "Rei do Brega". Mas foi nas regiões Norte e Nordeste que o "brega" se consolidava como uma grande força musical. 

Embora algumas grandes bandas do "brega pop" ganhassem projeção nacional - e até mesmo internacional, o maior expoente nacional do movimento seria a Banda Calypso que teve grande sucesso inicialmente em Recife/PE, assim dando origem a muitas outras bandas do estilo "brega" na região. 

Em território pernambucano, o brega já tem dia dedicado somente a ele. Desde 2014, o dia 14 de fevereiro, data de nascimento do rei Reginaldo Rossi, foi determinado pela Lei nº 2120 o 'Dia da Música Brega'. Já na Paraíba, o Dia Estadual da Música Brega existe desde 2011 e é comemorado em 04 de setembro, dia do falecimento do cantor e compositor Waldick Soriano conforme Lei nº 9.619.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!