sábado, 1 de abril de 2017

Exposição em homenagem ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha estreia no MuBE


Imagem relacionada

Pedra no céu foi o nome escolhido para a exposição que apresenta a relação entre arte e arquitetura na obra de Paulo Mendes da Rocha. A mostra estreia hoje (1º) no Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), que foi projetado pelo homenageado, e fica em cartaz até 2 de julho


A "pedra no céu' é o modo como Mendes da Rocha se refere ao grande plano horizontal de concreto armado da marquise do MuBE, que se apoia em duas bases. Ele, que tem 88 anos, é um dos mais premiados arquitetos brasileiros da atualidade. No ano passado, recebeu o Prêmio Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza.

A exposição será aberta com a exibição do filme Tudo é projeto , dirigido pela filha do arquiteto Joana Mendes da Rocha, em codireção com Patrícia Rubano. A curadoria da mostra é de Cauê Alves e Guilherme Wisnik.

“A exposição se aproxima das referências artísticas do arquiteto e de diálogos que ele estabeleceu entre o projeto e a produção de artistas como René Magritte e Henry Moore”, explicam os organizadores.

Resultado de imagem para Exposição em homenagem ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha estreia no MuBE

São mais de 50 peças de 25 artistas, exibindo obras tridimensionais, fotografias, pinturas e desenhos. Um dos destaques é a maquete do MuBE, pertencente à coleção do Museu de Arte Moderna de Nova York. Compõem também a mostra as pranchas apresentadas ao concurso do museu, localizado no bairro Jardim Europa.

A artista Laura Vinci fará uma intervenção com vapor d'água, formando “nuvens” na marquise do museu. “[A ideia é dar] a impressão de brumas, oferecendo ao visitante um ar misterioso e a sensação de que a marquise está elevada ao céu”, descreve a organização da exposição. O MuBE é formado por um vão de 60 por 12 metros.
Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!