Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

terça-feira, 14 de março de 2017

Parque Histórico e Instituto celebram 170 anos do Poeta Castro Alves


Resultado de imagem para CASTRO ALVES 170 ANOS

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) divulga a programação em homenagem aos 170 anos do nascimento do poeta baiano Castro Alves que acontece nesta terça (14)

Em Salvador, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) começa a programação com uma tarde literária, a partir das 14h, em conferência com o escritor e empresário Joaci Góes, diretor do IGHB e membro da Academia de Letras da Bahia. O encontro ainda terá a exibição do documentário, 14 de março: nasce um grito de liberdade, de Carlos Pronzato, além de recitação de poesias, distribuição de livros e apresentação musical. A entrada é gratuita e não precisa de inscrição prévia.

O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa de Ações Continuadas, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado, através do Fundo de Cultura. No acervo do Instituto o público poderá conferir quadros da família do poeta, além de fotografias da fazenda Cabaceiras, onde nasceu Castro Alves, e manuscritos de poesias.

O município de Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo baiano, também comemora com uma serie de atividades no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), localizado na Fazenda Cabaceiras, local onde nasceu o poeta. A programação começa pela manhã com alvorada e missa festiva em homenagem ao poeta (a partir das 5h). Tem ainda apresentação dos grupos culturais Boinho de Painho (Cabaceiras do Paraguaçu) e Mascarados de Maragogipe, ás 9h30, e logo em seguida, às 10h, a abertura da exposição Imagens dos Vaqueiros da Bahia. Ás 11h acontece a Premiação dos vencedores do 3º Festival Infantil de Declamação de poemas e do 16º Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves que aconteceu no sábado (11). A programação fecha às 20h, com uma apresentação musical.

Resultado de imagem para CASTRO ALVES 170 ANOS

O evento é uma iniciativa da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) - já é tradição na cidade e reúne pessoas de diversas regiões e de todas as idades que prestam homenagem ao grande poeta baiano, autor de Espumas Flutuantes, Vozes D’África e O Navio Negreiro.
Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) - Autarquia do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Cultura (SecultBA), o IPAC coordena atualmente a proteção de 186 bens culturais na Bahia, sendo 100 em caráter definitivo e dois perímetros urbanos. Em 2017 o IPAC completará 50 anos de serviços prestados à história, à memória e à sociedade da Bahia, sendo referência no Brasil como órgão pioneiro no país em defesa dos bens culturais materiais e imateriais.

SERVIÇO:

170 anos do nascimento do poeta Castro Alves
Quando: Terça-feira, 14 de março
Eventos Gratuitos

Onde: IGHB - Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade
Tarde Literária com Joaci Góes
Exibição do documentário, 14 de março: nasce um grito de liberdade, de Carlos Pronzato
Horário: a partir das 14h

Onde: Parque Histórico Castro Alves (PHCA)- Cabaceiras do Paraguaçu
5h – Alvorada
8h - Missa Festiva em homenagem ao poeta (Igreja São João Batista)
9h30 - Apresentação dos grupos culturais Boinho de Painho (Cabaceiras do Paraguaçu) e Mascarados de Maragogipe
10h – Abertura da exposição Imagens dos Vaqueiros da Bahia
10h30 - Sessão Solene em Tributo ao Poeta da Câmara de Vereadores da Cidade de Cabaceiras do Paraguaçu
11h - Premiação dos vencedores do 3º Festival Infantil de Declamação de poemas e do 16º Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves
14h – Homenagens ao Poeta – Auditório Pedro Calmon (PHCA)
15h – Apresentação cultural do grupo Samba de Roda de Maragogipe - ASSAMA (com participação dos Mascarados de Maragogipe)
16h - Maratona Castro Alves
20h – Apresentação musical (Praça Castro Alves)

Fonte: cultura.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!