sexta-feira, 10 de março de 2017

O mistério dos filhos de Deus e os Nefilins no livro do Gênesis ainda provoca grandes discussões


Resultado de imagem para nefilim - biblia


Quem foram os Nefilins? As filhas dos homens eram descendentes de Caim? Os anjos tiveram procriar a partir de relações com seres humanos?

Esse é um assunto muito controverso, pois só começou a ser debatido com mais intensidade a menos de 300 anos, ou seja, um período pequeno se compararmos a antiguidade da Bíblia e do povo Hebreu, da qual Moisés (que escreveu o Gênesis) fazia parte.

Por conta disso, muitos aspectos que poderiam trazer luz ao assunto não foram bem explorados na antiguidade, deixando uma certa “lacuna” de entendimento dos termos hoje, de modo que podemos apenas por alguns versículos ter uma ideia do que seriam esses Nefilins, e se as filhas dos homens eram descendentes de Caim, quem seriam esses Filhos de Deus, e quem são os Gigantes valentes do passado.

O termo Nefilim tem origem hebraica e significa desertores, caídos, derrubados, porém tal termo é uma variação de um outro termo que vem a ser uma forma causativa do verbo nafál ou nefal (cair, queda, derrubar, cortar). Ou seja, refere-se a ideia de dividido, falho, queda, perdido, mentiroso, desertor. Literalmente os que fazem os outros cair ou mentir.

Citações na Bíblia
Imagem relacionada


Gênesis 6:4 diz: "Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; 
estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama."

a) Se o dilúvio de Noé extinguiu todo os nefilins, então de onde é que vieram os nefilins que aparecem após o dilúvio, referidos em Nu 13:33? Os espias voltaram e prestaram o seguinte relatório sobre Canaan:
Nu 13:33 Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e
éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.]

b) Se os "filhos de Deus", de Gn 6, foram anjos caídos e se esses anjos mal- comportados foram presos no abismo, tal como Judas 1:6 declara
Judas 1:6 "E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia,"
então como eles puderam voltar, em Nu 13:33, para de novo entrar às filhas dos homens, e de novo gerar gigantes, cada um sendo metade homem, metade demônio?

c) Se os "filhos de Deus", de Gn 6, foram homens da santa linhagem de Sete, homens que se misturaram com as mulheres da ímpia linhagem de Caim, mas os filhos desta mistura foram todos extintos, então de que fonte de genes vieram os novos nefilins, de Nu 13? É possível que alguns dos nefilins pré-diluvianos realmente sobrevivessem à catástrofe do dilúvio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!