Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

sábado, 4 de março de 2017

Nas décadas de 70 e 80, o carnaval da Bahia era a bordo do tradicional trio elétrico Tapajós


Resultado de imagem para trio tapajós

Tudo começou com o famoso Trio Elétrico Dodô e Osmar, mas outros trios também alcançaram grande sucesso nos carnavais baianos e o principal deles foi o Trio Tapajós, que por muitos anos foi uma referência na música carnavalesca baiana

Alguns pesquisadores do Carnaval baiano chegam a afirmar que o Trio Tapajós, foi tão importante quanto Dodô & Osmar para a história do Trio Elétrico. A dupla inventou a pequena “fubica” para se divertir, mas foi Seu Orlando Campos quem turbinou aquela criação, desenvolveu as carrocerias de metal para os trios, tornou-os maiores e mais potentes, além de deixá-lo mais atrativos para aqueles que divulgavam sua marca nos ‘caminhões de som’.

Guitarrista Jacuipense
Resultado de imagem para trio tapajós - renatinho


E foi neste nesse lendário trio em meados dos anos 1970 que um jacuipense tocou. Renato Oliveira, ou Renatinho, tocou guitarra na micareta de Feira de Santana ao lado do famoso Armandinho, e logo depois foi levado pelo empresário Orlando Campos para o Trio Tapajós.

Nesse período, tocar no Trio Elétrico Tapajós era tão importante quanto um jogador de futebol chegar à Seleção Brasileira. Renato se destacou e poderia ter seguido em frente no meio musical, mas preferiu seguir a carreira de bancário, depois de ter bancado uma banda de forró por alguns anos.

A guitarra baiana no mundoResultado de imagem para comercial da apple - iphone 7

Recentemente, a Apple gravou, pela primeira vez no Brasil, um videoclipe especial de Carnaval para divulgar o seu iPhone 7 Plus e entre os símbolos do Carnaval lá está elemento genuíno da Bahia: a guitarra baiana. O instrumento criado na década de 1940 por Dodô (1920-1978) e Osmar (1920-1997) aparece nas mãos do guitarrista Roberto Barreto, da BaianaSystem, aquela mesma que arrastou uma multidão de foliões que entoaram o maior ‘FORA TEMER’ do Carnaval 2017 e foi notícia no Brasil inteiro.

Como se trata de um filme de alcance global, o clipe da Apple vai rodar o mundo, as pessoas vão pirar, e de repente vai aparecer a guitarra baiana. Quem não conhece vai pensar ‘que diabo é isso?’, então vai pesquisar e descobrir a nossa história.

Exposição
Nenhum texto alternativo automático disponível.

E por falar no mais baiano dos instrumentos musicais, nativos e turistas podem conhecer um pouco mais dessa história nesse domingo, 5, no espaço de exposição do Salvador Shoping, com a presença de Márcio Oliveira, Igor Hereda, Bruno Duarte, Marcos Stress e, claro, o Renatinho, aquele mesmo do Trio Tapajós

Além do Pocket Show, os visitantes poderão ver todos esses convidados a bordo da replica da Fubica, inventada por Dodô & Osmar. O convite é para ouvir e se deliciar com o som o instrumento que foi a primeira voz do trio elétrico.

Um comentário:

  1. Bela matéria, amigo. Lembro das micaretas em Valente com os trios Tapajós e Saborosa. Bons tempos.

    Henrique Araújo

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!