Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

domingo, 26 de março de 2017

Matarandiba: um pequeno paraíso pouco explorado dentro da Ilha de Itaparica

Resultado de imagem para ilha de matarandiba fotos

Localizada próximo no município de Itaparica, mais especificamente na região da Praia de Catu, um passeio até a Ilha de Matarandiba revela o lado bucólico da Ilha de Itaparica, um dos cartões postais da Bahia

Quando se fala na Ilha Itaparica, pensa-se logo em Itaparica, Vera Cruz e as suas praias mais conhecidas como Ponta de Areia, Ponta da Ilha, Aratuba, Cacha Pregos, dentre outras, mas esse cartão postal da Bahia ainda guarda agradáveis surpresas para quem quiser sair da badalação e buscar algo mais bucólico.

Um desses pontos interessantes é a Ilha de Matarandiba que conta com uma esplêndida paisagem, abrigando pontos turísticos como as Dunas de Barra Falsa, o Rio do Sobrado e a Fonte do Tororó. Nesta ilha também está a Praia de Matarandiba, uma praia de pequenas dimensões, onde um córrego de água doce deságua em meio à vegetação.
Imagem relacionada
Matarandiba pertence ao município de Vera Cruz – BA e a sua vila tem aproximadamente 900 habitantes vivendo nessa pequena localidade que possui grande área de Mata Atlântica preservada, quedas d'água, fontes e lagoas, além do manguezal, riquíssimo ecossistema marinho, e das suas pequenas e belas praias.

A Ilha abriga diversos destinos dentro da Baía de Todos os Santos, entre os quais podemos destacar a Fazenda Pontal, acessível pelo mar, e através de trilhas, a Ilha do Cal, que abriga um Castelo do Século XVIII e onde só é possível chegar através do mar, a Barragem de Matarandiba, um lugar lindíssimo com águas escuras, cercado por densa floresta, a Fonte de Tororó, atração principal de Matarandiba.

Carta náutica

Resultado de imagem para ilha de matarandiba fotos

A fonte de Tororo é um ponto de referência para navegadores em qualquer carta náutica do mundo. De fácil acesso pelo mar apresenta ótimo local para fundeio frente a uma pequena praia onde cai um córrego de d´água doce formando uma verdadeira fonte em meio a uma vegetação densa, semeada dentro de um vasto manguezal.

A Fonte de Tororo fica próxima à ponte do Funil, que liga a Ilha de Itaparica à Ilha de São Gonçalo (esta, já com aterro até ao continente) pela BA-026. Aos navegantes recomenda-se atenção redobrada ao transpor a Ponte do Funil com barcos cujas altura total supere 18 metros, pois este é limite máximo para realizar esta passagem com segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!