Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

sábado, 4 de março de 2017

Fotógrafo Sebastião Salgado apresenta primeira exposição na Tailândia


Resultado de imagem para sebastiao salgado - tailandia

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado inaugurou hoje, no Centro Cultural de Banguecoque (BACC), "The World Through His Eyes", a sua primeira exposição de fotografia na Tailândia, que ficará patente até 08 de março

A mostra reúne 130 fotografias com alguns dos trabalhos do fotógrafo sobre temas sociais, econômicos e desastres ambientais que tem abordado nas últimas décadas.

"Estou a tentar criar um movimento planetário que promova uma colonização sem destruição do meio ambiente e que apóie as comunidades locais", declarou Sebastião Salgado à agência EFE, na inauguração.

O fotógrafo considera que a fotografia, só por si, "não é capaz de mudar nada, mas faz parte de um movimento que todos temos de formar para que se possa mudar algo".

Uma das séries exposta é "Trabalhadores" (1986-1992), que retrata operários de vários países empregados em diversas indústrias, e "Êxodos" (1993-1999), que documenta os movimentos migratórios forçados por injustiças sociais, políticas, econômicas ou desastres ambientais.

Uma visão mais otimista do fotógrafo surge na série de imagens "Génesis" (2004-2011), que captura realidades remotas ainda não tocadas pela sociedade moderna, mas que o mundo pode perder se não forem tomadas medidas preventivas.

O comissário da exposição, Sundaram Tagore, afirmou, por seu turno, que a obra do criador brasileiro captura perfeitamente a fragilidade e a força do espírito humano: "Sebastião Salgado é uma pessoa muito humana e isso pode ser visto na sua fotografia".

Atualmente, Salgado está a retratar as tribos de índios do Amazonas, num projeto que iniciou há quatro anos e que pretende sensibilizar o mundo para a importância de preservar o meio ambiente e defender as populações locais.

Entre outros prêmios, Sebastião Salgado recebeu o Príncipe de Astúrias para as Artes (1998), é membro da Academia Americana das Artes e das Ciências (1992), e Embaixador da Boa Vontade da UNICEF.

Em 2015, o fotógrafo brasileiro mostrou em Lisboa a exposição "Génesis", com cerca de 250 imagens dedicadas à natureza, com curadoria da mulher, Lélia Wanick Salgado.
Resultado de imagem para sebastiao salgado - tailandia

Sebastião Salgado, 73 anos, também estreou nessa altura, em Portugal, o documentário "O Sal da Terra", realizado por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, filho do fotógrafo.

Nascido a 08 de fevereiro de 1944, em Aimorés, Minas Gerais, Sebastião Salgado é formado em Economia e começou a sua carreira de fotógrafo em Paris, em 1973.

O seu trabalho foi alvo de uma grande exposição em Portugal, em 1993, na inauguração do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, onde mostrou também cerca de 250 imagens.

Membro das agências de fotografia Sygma, Gamma e, posteriormente, a Magnum, Sebastião Salgado fundou a Amazonas Images, com a mulher, Lélia Wanick, em 1994, e juntos criaram o Instituto Terra para o reflorestamento da Mata Atlântica brasileira.

Fonte: AG // TDI / Lusa/Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!