Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

terça-feira, 28 de março de 2017

Farol da Barra | Ponto de festas, manifestações e shows em Salvador BA, é alvo do primeiro tombamento municipal


Resultado de imagem para cristo farol da barra - tombamento



Um dos mais emblemáticos pontos turísticos da Bahia, o Cristo da Barra será tombado nesta terça-feira (28) como parte das comemorações dos 468 anos da cidade, que será celebrado amanhã, quarta-feira (29)


É o primeiro tombamento pela Lei de Preservação do Patrimônio Cultural do Município. Segundo informações, o monumento passará por uma requalificação, que incluirá pedestal de vidro e iluminação cênica, de forma que a escultura pareça estar flutuando. A área do entorno será revitalizada para permitir a realização de missas campais.

O Cristo será o primeiro a ser tombado pela Lei de Preservação do Patrimônio Cultural do Município. A área da requalificação do espaço abrangerá 500 m², com renovação do piso e da alvenaria e restauro da estátua. A vegetação em torno do pedestal será mantida e o acesso feito com placas de concreto, será substituído por granito. O monumento data de 1920, sendo, portanto, 11 anos mais antigo que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

História

Imagem relacionada

Em 1501, durante a primeira expedição exploradora à América Lusitana, os portugueses aportaram na Barra, negociaram com os índios e instalaram seu padrão de posse no local. Era dia de Todos os Santos e batizaram, com esse nome, a grande baía.

Esse local, que marca a entrada da Baía de Todos os Santos, ficou conhecido como a Ponta do Padrão e, depois, Ponta de Santo Antônio. Nele, foi construído o Forte de Santo Antônio da Barra (século 16) e, em seu interior, um farol (século 17).

O farol foi instalado em 1698. Era uma torre quadrangular com uma lanterna de bronze envidraçada, no topo, alimentada por óleo de baleia. Foi o primeiro farol da América.Em 1839, foi inaugurado um novo farol, que substituiu o anterior instalado em 1698. Esse novo farol foi fabricado na Inglaterra e tinha alcance de 18 milhas.

Outro farol foi instalado em 1890 e, em 1937, foi eletrificado. Após a Independência foi colocado o Brasão do Império acima da entrada principal do Forte. Em 1938, o foi tombado pelo Iphan.

O conjunto do Forte e seu Farol transformou-se em um dos mais conhecidos cartões postais do Brasil. É administrado pela Marinha, abriga também o Museu Náutico da Bahia, um bar e biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!