Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

quinta-feira, 30 de março de 2017

Espetáculo “2x2=5 - O Homem do Subsolo” é atração no Teatro Castro Alves de amanhã, 31, até o dia 02 de abril


Imagem relacionada

Depois de se apresentar em Belo Horizonte, chega a Salvador o espetáculo 2 x 2 = 5 - O Homem do Subsolo, com o ator Cacá Carvalho, nos dias 31 de março, sexta-feira, às 20h30, 01 de abril, sábado, às 19h e no dia 02 de abril, domingo, às 11h (Domingo no TCA), no Palco Principal do Teatro Castro Alves (Campo Grande)

A montagem é inspirada no romance “Memórias do Subsolo”, publicado em 1864 pelo escritor russo Fiódor Mikhailovich Dostoiévski (1821 - 1881) e celebra os 30 anos de parceria de Cacá Carvalho com o Teatro della Toscana da Itália, o diretor Roberto Bacci, o dramaturgo Stefano Geraci, o cenógrafo e figurinista Márcio Medina e o iluminador Fábio Retti.

“2x2=5 - O Homem do Subsolo” é um mergulho profundo no universo subterrâneo de um homem que abandona o convívio social para enfrentar sua própria consciência. Questiona o auto respeito e a sinceridade humana, numa reflexão sobre as estranhezas de cada um, guiando o espectador em direção a uma descida escura na sua consciência. 

O personagem dá vida ao homem em estágio terminal de miséria moral descrito pelo russo em sua obra, onde este homem adquire tamanha consciência de mundo que ri de si mesmo e da humanidade. Uma autoconfissão, do protagonista-narrador que golpeia com a sua dissecante crueldade as dores de um anti-herói, e representa perfeitamente a crise do homem moderno, numa época de transição e de conflitos.

A peça convoca o público para forçar a pensar a partir da condição do personagem, que sofre do fígado, o personagem apresenta questionamentos de aparência, roupas, cortes de cabelo, e nos faz refletir que nos esquecemos do que realmente precisamos para viver em paz e sermos verdadeiramente felizes. 

Em um mundo bombardeado por informações por todos os lados, não deixa de ser curioso ver um homem que se debate contra a existência humana dentro de um lugar fechado, que ora parece uma prisão, ora, um covil.

Oficina para Atores
Resultado de imagem para oficina para atores Teatro Castro Alves de amanhã, 31, até o dia 02 de abril

Também está acontecendo desde o dia 28 e vai até 03.03, a oficina “Subsolo criativo do ator”, destinada para atores profissionais, no Teatro Castro Alves. Estão sendo trabalhados os princípios da construção de uma ação física estruturada, base dos trabalhos desenvolvidos entre Cacá Carvalho e seu mestre Roberto Bacci. As aulas estão sendo ministradas pelo próprio ator.

A oficina é uma oportunidade em que atores poderão conhecer mais verticalmente a forma com que o ator Cacá Carvalho exerce o ofício, trazendo alguns exercícios práticos que usarão o romance O Homem do Subsolo. As aulas serão também um momento de reflexão sobre o fazer artístico e a performance do ator em cena.

FIÓDOR DOSTOIÉVSKI
Resultado de imagem para FIÓDOR DOSTOIÉVSKI

Fiódor Dostoiévski é considerado um dos maiores romancistas da literatura russa e um dos mais inovadores artistas de todos os tempos. É tido como o fundador do existencialismo. A obra “Memórias do Subsolo” é considerada como a “melhor proposta para o existencialismo já escrita”, segundo Walter Kaufmann [filósofo, poeta e renomado tradutor alemão]. 

Suas obras traçam um painel humano que ainda hoje ecoa pela força clássica que traz em si. Exercem uma grande influência no romance moderno, legando a Dostoiévski um estilo caótico, desordenado e que apresenta uma realidade alucinada.

Referência: TCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!