Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

quinta-feira, 2 de março de 2017

Curiosidades sobre hábitos e costumes da França que pode surpreender muita gente!

Resultado de imagem para paris turismo

Todas as grandes cidades do mundo têm as suas peculiaridades, seus hábitos e costumes que são próprios daquela sociedade e, em Paris, não poderia ser diferente, com seus séculos de história como uma das mais importantes capitais da Europa

Por exemplo: os parisienses contemplam Paris! Tanto que as cadeiras das mesas externas nos barzinhos são viradas pra rua. Em mesas para duas pessoas, por exemplo, as cadeiras são posicionadas uma ao lado da outra, viradas para a cidade, e não uma de frente para outra

Confira abaixo algumas outras curiosidades da capital francesa que costumam surpreender os estrangeiros.

1 – Não existe “pão francês” nas padarias francesas(!)

Essa deve ser a mais intrigantes dentre as curiosidades sobre a França, na perspectiva de um brasileiro. Por mais estranho que possa parecer, o famoso pãozinho francês, que os brasileiros estão tão acostumados a comprar em qualquer esquina, simplesmente não existe nas padarias francesas. Apesar das padarias na frança venderem uma variedade imensa de pães, desse tipo não se acha. Os franceses compram principalmente o pão baguete (ou meio baguete), e os cortam em pedaços.

2 – Ninguém sabe o que é Caju, a origem da castanha


Apesar de se achar facilmente castanha-de-caju(noix de cajou) em qualquer supermercado francês, ninguém por aqui imagina que a castanha é extraída de um fruto chamado Caju. Se você mostrar fotos de um Caju aos franceses, eles vão olhar curiosos, e ver semelhança com o pimentão, por exemplo.

3 – Metrô

Resultado de imagem para metro de paris sujo


Alguns metrôs são imundos e inseguros. Os moradores de rua dormem nos metrôs de Paris. E tem mais uma: a porta do metrô não abre sozinha quando chega às estações. Se você não apertar o botão pra abrir, não desce na estação ou não sobe no trem.

4 – Não se come queijo no café da manha


Apesar de a França ser um dos maiores produtores e consumidores de queijo do mundo, os franceses não aceitam a idéia de incluir algum tipo de queijo no café-da-manhã. No entanto, muitos comem queijo depois do almoço/jantar.

5 – Petit Gateau não se chama petit gateau


Nenhum (nenhum mesmo!) garçom francês vai entender o seu pedido, se você pedir um petit gateau de sobremesa. Isso soaria genérico, como um “bolo/biscoito”. O equivalente à sobremesa que chamamos de petit gateau no Brasil, na frança se chama ‘Coulant’, ou ‘Mi-cuit’.

6 – Natal é chamado de… réveillon!
Resultado de imagem para reveillon em paris

Na verdade, o dicionário Larousse define réveillon como “refeição festiva do natal ou fim-de-ano, ou a festa em si“. Resumindo, o nome réveillon é meio confuso, já que pode ser usado para ambas as datas. Na prática, os franceses usam mais ‘noel’ para o natal, e ‘nouvel an’ para o ano novo.

7 – A expressão “sair à francesa” é conhecida na França como “sair à inglesa”


No Brasil, usamos a expressão “sair à francesa” para se referir a alguém que vai embora discretamente, sem ser notado. Além de não ser uma prática francesa (pelo contrário!), os franceses fazem uso da expressão “sair à inglesa”, para dizer a mesma coisa! Agora, resta saber como os ingleses chamam essa prática. É algo próximo das piadas de português que se conta no Brasil e o inverso em Portugal.

8 – Existem 3 réplicas da estátua da liberdade em Paris
Resultado de imagem para estatua da liberdade paris

A estátua mais famosa, aquela de Nova Iorque, foi feita por um artista francês, que criou algumas réplicas de “teste”, menores, antes de começar a obra final. Essas réplicas estão em Paris até hoje: uma no museu Arts et Métiers, outra no Jardim de Luxembourg, e uma terceira e maior delas na île aux Cygnes.

9 – Existem 4 arcos do triunfo em Paris


Muito se fala do Arco de Triunfo, aquele monumento imponente e assediado pelos turistas. Porém, um breve passeio na capital francesa nos mostra que existem alguns outros, mais precisamente 4.

10 – A Torre Eiffel é uma antena de rádio
Resultado de imagem para torre eiffel - antena de radio - paris


Os últimos 20 metros da Torre Eiffel, um dos mais glamorosos o monumento pago mais visitado do mundo, nada mais é que uma prosaica antena de rádio em pleno funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!