Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Os grandes desafios de quem acabou o ensino médio e se prepara para enfrentar a faculdade!


Resultado de imagem para do colegial à faculdade

Ainda que essa premissa esteja cada vez ameaçada pelas recentes decisões governamentais, no Brasil, o Ensino Fundamental é um direito constitucional, mas e prá quem consegue chegar à faculdade?

Costumo dizer que ao ingressar no ensino superior, mesmo que o aluno nada aprenda, só o ambiente acadêmico já muda a sua visão de mundo e os horizontes ganham novos contornos.

O bombardeio de informações a que os alunos são submetidos nesse novo mundo, vão balizar a maior parte das escolhas do futuro detentor de canudo de curso superior. É uma estrutura completamente distinta do colegial, pois a grade de matérias não é totalmente fixa o material das aulas não está disponível em um livro definido, mas são vários textos (que, na maioria das vezes, vai precisar procurar por conta própria) e os professores são menos acessíveis do que no colégio. Nessa nova fase onde o aluno toma consciência de que independente nas suas escolhas, acaba que a transição entre escola e Ensino Superior se torna também uma transição entre ser tratado como um indivíduo que vai exercitar o seu livre arbítrio.
Resultado de imagem para do colegial à faculdade

E tome mudanças que, apesar de sutis fazem toda a diferença como o fato de na faculdade não ser se usar uniforme. Mas há novidades que são mais transformadoras. A maioria dos novos universitários estudaram em colégios que ficam próximos das suas residências, enquanto na faculdade, pode ser necessário atravessar toda a cidade e conhecer novas áreas. 
Sem contar que, em muitos casos, torna-se necessário estudar em outra cidade em busca de melhores escolas de nível superior. Nestes casos, é o início de uma vida completamente nova, pois é preciso lidar com os desafios de morar só e longe da sua cidade natal. É outro nível de independência e responsabilidade, mas sem dúvida é o tipo de experiência enriquecedora que, certamente, ajudará no amadurecimento e formação geral.

São bastante frequentes aqueles dias aonde se chega em casa querendo descansar mas vai ter que virar a noite pra conseguir estudar pra prova do dia seguinte, sabendo que vai ter que acordar cedo e enfrentar mais um dia de correria.

Mas tem as suas recompensas. Na graduação se começa a estudar o que gosta, o que optou, ver na prática para trabalhar naquilo que sempre sonhou, além de formar grandes amizades que parecem que existem há anos. Para quem ainda não chegou lá, é comum ver as pessoas se formando no ensino médio, entrando na faculdade e isso sempre parecendo tão distante. É estranho perceber que agora chegou a sua vez, que tudo mudou e só tende a ser diferente do que um dia já foi rotineiro. O futuro nunca foi tão próximo e ele está em suas mãos!
Resultado de imagem para faculdade formatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!