Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Em “Paulinho da Viola e o Elogio do Amor” Eliete Negreiros desnuda a alma do sambista carioca


549


‘Paulinho da Viola e o elogio do amor’, de Eliete Negreiros, é uma reflexão sobre a representação do amor na obra do compositor carioca

Em Paulinho da Viola e o Elogio do Amor Eliete Negreiros apresenta uma reflexão sobre a representação do amor na obra do compositor e sua inscrição no âmbito da tradição do pensamento e da lírica ocidental. 

Através das canções criadas e cantadas por ele, a autora revisita poetas e pensadores como Safo, Platão, Aristóteles, Montaigne, Freud, Walter Benjamin e Octavio Paz.Resultado de imagem para paulinho da viola - livro

Eliete destaca três modalidades do amor na lírica violiniana: o amor breve, o amor melancólico e o amor feliz e vê no aspecto meditativo das canções uma espécie de educação sentimental na medida em que Paulinho da Viola descreve e reflete sobre os estados de apaixonamento.

O livro é um recorte da obra de Paulinho da Viola e reflexão sobre a canção brasileira. Eliete Negreiros analisa poesia e canção e encontra as temáticas, os procedimentos artísticos e a poética no trabalho do sambista. 

A primeira parte do livro mostra alguns sambas e mergulha na obra do compositor. Há também breve história do samba carioca e entrevista inédita com o artista. Já a segunda se detém em questões gerais do universo da canção e destaca mais o aspecto literário, considerando letra de música como poesia.

SERVIÇO:


Título: PAULINHO DA VIOLA E O ELOGIO DO AMOR

Autora: Eliete Negreiros

Páginas: 152

Ano de edição: 2016

Edição: 1ª

Preço médio: R$ 36,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!