terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Treinamento CrossFit: os riscos envolvidos na atividade compensam os benefícios alcançados?


Resultado de imagem para beneficios e riscos do crossfit 2017


A expectativa de um corpo perfeito tem sido uma busca de boa parte da população e, entre as várias modalidades de treinamento, o CrossFit destaca-se como a nova febre das academias, em busca de resultados mais rápidos


O CrossFit é oriundo do treinamento militar realizado normalmente em circuito, que mescla exercícios de força e de resistência aeróbia, geralmente em alto volume e até a fadiga. Os potenciais benefícios incluem ganhos de força, massa muscular, resistência aeróbia, equilíbrio e propriocepção. Lado negativo: a ocorrência de um número altíssimo de lesões.
A atividade é um modelo de treinamento que tem se tornado cada vez mais popular. Esse programa combina exercícios de força e de resistência aeróbia de alta complexidade, e que são realizados normalmente na forma de circuito. 
Tal modalidade assemelha-se bastante ao treinamento militar, particularmente no que se refere ao alto volume de exercícios e à capacidade de levar ao cansaço extremo. O segredo do sucesso do CrossFit deve-se aos bons resultados físicos alcançados por seus praticantes. 
De fato, trata-se de um treinamento capaz de aumentar, ao mesmo tempo, força, condicionamento aeróbio e flexibilidade. Além disso, as aulas são bastante motivadoras, estimulando os alunos a darem o máximo de si durante o treino. Apesar de todos esses benefícios, a prescrição de exercício deve ser individualizada, respeitando as preferências do praticante, bem como suas limitações físicas. A este propósito, parece claro que um treinamento de estilo militar possa não ser o mais adequado para indivíduos pouco condicionados ou com problemas físicos anteriores. 
Existem poucos levantamentos científicos sobre os riscos da prática de CrossFit. Um deles, realizado no Reino Unido, aplicou um questionário a 132 praticantes dessa modalidade de treinamento, com o intuito de avaliar a incidência de lesões. Aproximadamente 3/4 dos entrevistados (n = 97) reportou algum tipo de lesão, sendo a coluna e os ombros os locais mais frequentemente afetados. Nove praticantes relataram a necessidade de cirurgia após a lesão. Os autores afirmam que a frequência de lesões encontrada nessa pesquisa se assemelha a de modalidades esportivas, como levantamento olímpico e ginástica. A causa de tantos casos de lesão no CrossFit deve-se, provavelmente, à execução de exercícios de alta complexidade realizados até a fadiga, ocasião na qual o controle motor é prejudicado, predispondo a lesões musculares e articulares.

Os benefícios e riscos inerentes ao CrossFit, como com qualquer modalidade de treinamento, devem ser considerados pelo profissional de Educação Física antes da prescrição e, só para não esquecer, o conceito de treinamento ideal não existe porque cada corpo tem as suas próprias aptidões e limitações.
Visão da fisioterapiaResultado de imagem para beneficios e riscos do crossfit 2017
Segundo o Coach Massa (Crossfit HT) para ser classificado como um esporte a modalidade teria que ter um órgão regulamentador, algo que ainda o CrossFit não tem, porém caminha para isso, já apresentando inúmeras competições nacionais e internacionais.

Sendo assim é seguro sua prática? E o mito que é um treinamento intenso e gera diversas lesões, tem veracidade?

Precisamos antes entender o que é lesão, segundo o Sistema de Registro de Lesões Atléticas (NAIRS), indica como lesões esportivas aquelas que limitam a participação do atleta ou esportista por, no mínimo, até um dia após o acontecimento que provocou a lesão.

Assim como qualquer outro esporte praticado em alta intensidade, ou melhor, em nível de competição, tem sim o risco de lesão.

Outro dado interessante foi o estudo realizado pelos Fisioterapeutas dos países participantes das Olimpíadas de Pequim, onde verificaram que o esporte com maior índice de lesões durante a competição foi o futebol, acometendo cerca de um terço de seus praticantes.

Isso demonstra mais uma vez que o CrossFit pode ser considerado um uma modalidade de treinamento físico esporte/prática esportiva segura, pois se pensarmos em alguns exercícios praticados no CrossFit, vamos verificar a semelhança com esportes como a ginástica artística e atletismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!