segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Obras de autores de peso entraram em domínio público em 2017


Resultado de imagem para autores em dominio público 2017

De acordo com as normais internacionais de domínio público, as obras entram nesse regime decorridos 70 anos da morte dos seus autores e, neste ano, escritores como H. G. Wells e Gertrude Stein estão entre aqueles que poderão ter obras reeditadas livremente

As obras de diversos autores entraram em domínio público no último domingo, 1º de janeiro, data em que é comemorado o Dia do Domínio Público. A liberação de direitos autorais ocorre 70 anos após a morte dos artistas (em alguns países, o prazo é de 50 anos).

Em 2017, obras do escritor de ficção científica H. G Wells e da escritora norte-americana Gertrude Stein (foto), representante do movimento modernista dos EUA, estão na lista. Obras do ex-diretor Museu de Arte Moderna de Nova York Frank O'hara e do compositor brasileiro Príncipe Pretinho também entram em domínio público.

Com isso, as obras podem ser reproduzidas, copiadas ou alteradas sem que seja necessário pedir autorização pagar royalties para familiares ou detentores desses direitos.

Em 2015, “O pequeno príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, entrou em domínio público e ganhou diversas reedições. Segundo o site Nexo, as vendas do livro aumentaram 123% e os lucros, 69%. No ano passado, foi a vez de clássicos como "Macunaíma", de Mário de Andrade, ficar sem direitos autorais - o que possibilitou a reedição do livro no formato de história em quadrinhos.
Referência: www.noticiasaominuto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!