Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

As celebrações da Padroeira da cidade de Salvador, Nossa Senhora da Conceição da Praia, dá partida à temporada de festas na capital baiana


Resultado de imagem para igreja conceição da praia em salvador

O verão na Bahia, que começa oficialmente no dia 22 de dezembro, é marcado pelas tradicionais festas populares. O calendário dos festejos, porém, é aberto com o Dia Nacional das Baianas de Acarajé (25.11), segue com o Dia de Santa Bárbara (04.12), Nossa Srª da Conceição da Praia (08.12) e termina só na Quarta-feira de Cinzas

Por se tratar da Padroeira da Capital dos baianos, a celebração de 08.12, - comemorada desde 1550, é a mais antiga festa religiosa do Brasil, - é uma das mais tradicionais, uma vez que sua história nos remete aos tempos das Capitanias Hereditárias. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia foi mandada construir por Thomé de Sousa logo após sua chegada na Bahia, em 29 de março de 1549. A imagem de N. Senhora da Conceição foi retirada da nau capitânia do governador, também dedicada a Nossa Senhora da Conceição.
Resultado de imagem para ladeira da conceição da praia em salvador
Ladeira da Conceição da Praia
Ao lado da Igreja, Thomé de Sousa mandou construir a Ladeira da Conceição, para acesso às obras da Cidadela, na parte alta. Em 1623, foi criada a paróquia de N. S. da Conceição da Praia, a segunda da Cidade do Salvador. Nessa época, houve uma ampliação do templo.

Parte desse templo ainda existe no interior da atual Igreja, como descobriu o professor Sodré Martins (estudo publicado em Nossa Senhora da Conceição da Igreja da Praia, 1765 / Construção ou ampliação? - 1985).

A construção do templo atual foi iniciada em 1736 e tem grande mérito arquitetônico. O projeto é atribuído a Manuel Cardoso de Saldanha. O edifício já estava bastante adiantado em 1758, ainda sem as torres, como mostra o Prospecto de Caldas. A nova igreja foi inaugurada em 1765, incompleta. Em 1801, Vilhena mostra que já existia uma das torres. Outra ilustração de 1810 mostra que as duas torres já existiam. O novo templo foi considerado concluído em 1820. Em 1832, Augustus Earle, que chegou junto com a expedição de Charles Darwin, fez uma das mais belas ilustrações de Salvador do século 19, em que se vê as majestosas torres dessa Igreja.
Resultado de imagem para igreja conceição da praia em salvador
Projeto original da igreja


A igreja foi pré-fabricada em Portugal. As pedras de cantaria vieram numeradas. Possui dois corpos laterais, um deles conduz a um pátio com chafariz. Tem nave oitavada com capelas laterais, corredores com tribunas e azulejos portugueses.

Abriga imenso patrimônio artístico, em especial, a pintura do teto, em estilo ilusionista, de J. Joaquim da Rocha (1772-3). A imagem de N.S. da Conceição é do artista Domingos Pereira Baião (1855). O belo retábulo do altar-mor é de João Moreira do Espírito Santo, de 1765 a 1773.

Em 1946, a Igreja foi elevada à categoria de basílica menor. Nossa Senhora da Conceição é a padroeira da Bahia e a Irmã Dulce, o anjo bom da Bahia, foi sepultada nessa Igreja.

Referência: http://www.bahia-turismo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!