Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

sábado, 10 de dezembro de 2016

Agostinho Batista de Freitas | Exposição do artista foi aberta ontem, 09, em São Paulo


Resultado de imagem para agostinho batista de freitas piontor

Ontem, 9 de dezembro, às 20h, o MASP inaugurou a exposição "Agostinho Batista de Freitas, São Paulo", que é composta por 74 trabalhos do artista paulista, com foco em vistas urbanas da capital paulistana

Pintor autodidata e eletricista de profissão, Agostinho Batista de Freitas (Paulínia, São Paulo, Brasil, 1927 – São Paulo, Brasil, 1997) trabalhou no campo até vir para São Paulo, aos 11 anos. No início dos anos 1950, enquanto vendia suas obras no centro da cidade, conheceu Pietro Maria Bardi (1900-1999), diretor fundador do MASP. Na ocasião, Bardi comissionou uma pintura que retratasse a cidade vista do topo do icônico prédio do Banespa – Banco do Estado de São Paulo. Batista de Freitas produziu inúmeras obras de vistas conhecidas de São Paulo, incluindo o Museu do Ipiranga, o Teatro Municipal, a Catedral da Sé e o Edifício Itália.

Ao longo dos anos, ele criou diversas pinturas, de diferentes ângulos, do prédio do MASP na avenida Paulista. Também pintou cenas rurais, favelas e festivais populares. Sua primeira exposição individual aconteceu no MASP, em 1952. Batista de Freitas participou da 33a Bienal de Veneza, em 1966, representando o Brasil ao lado de artistas renomados, como Arthur Luiz Piza (1928) e Sergio Camargo (1930-1990).
Resultado de imagem para agostinho batista de freitas piontor

A exposição deve ser compreendida no contexto de uma reconsideração pela diretoria artística do MASP de certos artistas visionários, que trabalharam às margens do circuito de arte tradicional e ortodoxo. Nesse sentido, a mostra pretende dar visibilidade a Agostinho Batista de Freitas na história da arte brasileira do século 20.

Na abertura do evento, o MASP lançou um catálogo com 256 páginas, contendo reproduções de todas as obras em exibição, além de textos inéditos com reflexões tanto dos curadores, quanto de autores convidados que produziram ensaios especialmente para a publicação: Lisette Lagnado, Maria Alice Milliet, Rafael Urano Frajndlich e Tiago Mesquita.
Resultado de imagem para agostinho batista de freitas piontor

Serviço:
  • O que? Exposição de Agostinho Batista de Freitas, São Paulo
  • Quando? A partir de 09. Dezembro 2016
  • Onde? MASP - SP

Um comentário:

  1. Um grande Artista!!
    Um Grande Homem!!!
    Meu vô deixou obras incriveis, marcando cada cantinho dessa incrivel cidade de São Paulo!!

    Beatriz souza de freitas.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!