Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

06 de janeiro está chegando: dia de Folia de Reis na Cidade da Cultura, em Feira de Santana BA


Resultado de imagem para folia de reis em feira de santana 2015
Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira

Graças ao denodo de muitos admiradores, ainda hoje a tradição mantém-se viva nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Ela apresenta um caráter profano-religioso, fazendo parte do ciclo natalino, anualmente realizado entre 24 de dezembro a 6 de janeiro, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades, ou festejos populares, com destaque para a Folia de Reis, também denominada de Reisado.

Origens 
Resultado de imagem para folia de reis em feira de santana 2015

Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três "Reis Magos", denominados Melchior, Baltasar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII(8). Em pesquisa literária, feita por Pergo, levantou-se que a tradição da “Folia de Reis” chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses, ainda no período da colonização.

Visita dos Reis Magos
Resultado de imagem para reis magos
Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal.

Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos, 6 de janeiro.

"Folia de Reis” na Cidade da Cultura
Uma das maiores tradições culturais de Feira de Santana BA, a Festa de Reis em Tiquaruçu e segue a tradição de marcar oficialmente o encerramento das comemorações dos festejos natalinos, no dia 6 de janeiro, com a desmontagem dos presépios, iluminações e das árvores de Natal.

Um dos baluartes em defesa da tradição da Folia de Reis na “Princesa do Sertão”, o artista e pesquisador cultural Asa Filho sempre lutou para manutenção do caráter original da festa no distrito de Tiquaruçu, protestando veementemente contra a invasão de ritmos como o ‘arrocha’ e o pagode que o poder publico municipal insiste em patrocinar.

Em 2017, Asa Filho vai inovar a trazer a Folia de Reis para o espaço que ele mantém na cidade, convenientemente chamado de Cidade da Cultura. Exatamente no dia 06 de janeiro, o Reisado será apresentado naquele espaço, com a presença do próprio anfitrião, o grupo Reisado Estrela de Belém, Paroara do Acordeon e Nenem do Acordeon.

Uma excelente e imperdível oportunidade para se travar conhecimento com uma das legítimas manifestações culturais de Feira de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!