quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Prêmio Cepe Nacional de Literatura divulga os autores vencedores de 2016


Resultado de imagem para premio cepe de literatura 2016

Concurso teve inscrições oriundas de vários países, como Japão, EUA e Alemanha, premiou o pernambucano Walther Moreira Santos com o primeiro lugar na categoria Poesia, pelo livro ‘Arquiteturas de vento frio’

Com um total de 711 inscrições, incluindo as oriundas de outros países, o Prêmio Cepe Nacional de Literatura teve, em sua segunda edição, os seguintes vencedores: na categoria poesia, o pernambucano Walther Moreira Santos, com o livro Arquiteturas de vento frio; no romance, o paulista Luís Sérgio Krausz, autor de Outro lugar; no conto, o também paulista Milton Morales Filho, com Dancing jeans – Baixo Augusta e outros contos; na literatura infantojuvenil, o gaúcho Lourenço Cazarré, que assina Os filhos do deserto combatem na solidão.

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Editora de Pernambuco, o concurso destina aos vencedores um total de R$ 80 mil, sendo R$ 20 mil para os primeiros lugares de cada uma das quatro categorias. A premiação inclui também a publicação dos livros pela Cepe Editora.

A categoria que contou com maior número de inscrições foi a de poesia, com 225 participantes. Em seguida vieram os livros infantojuvenis (209), romances (150) e contos (127). Os três estados que contabilizaram maior participação foram São Paulo, com 146 inscrições, Pernambuco, com 91, e Rio de Janeiro, com 86. Fora do Brasil, onde foram contabilizados 10 inscritos, os números são os seguintes: Alemanha, 4; Inglaterra, 2; Estados Unidos, 1; Japão, 1; Uruguai, 1; e Portugal, 1.

O julgamento foi realizado em duas etapas, com uma comissão de pré-seleção e outra de premiação, ambas formadas por pessoas de renome na área de Literatura. A primeira foi composta pelo professor de Letras da UFPE, Ricardo Postal; o escritor, professor e tradutor Wellington de Melo; o escritor, poeta, contista e tradutor Everardo Norões; e o jornalista e escritor Homero Fonseca. A segunda foi formada pela escritora Carola Saavedra, a escritora e jornalista Márcia Denser e o escritor Antônio Carlos Viana.

Fonte: www.cepe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!