terça-feira, 1 de novembro de 2016

Golpe de Vista, segundo disco-solo de Douglas Germano resgata duas décadas de história da música


Resultado de imagem para douglas germano golpe de vista

O trabalho já passou pelo Duo Moviola, com Kiko Dinnucci, pela bateria da Escola de Samba Nenê da Vila Matilde, por um Mutirão de Samba com vários parceiros, e por anos de apresentações no já icônico bar Ó do Borogodó

Ele já teve música gravada por Juçara Marçal, Fabiana Cozza, Metá Metá, Juliana Amaral, pelo grupo Fundo de Quintal, entre outros, e, apesar disso tudo, só agora chega ao palco, à mídia, e tudo o mais que envolve o lançamento de um novo CD.

Golpe de vista

O título e faixa de abertura - já diz muito sobre o samba único de Douglas Germano – curto, rápido, sem refrão, sem repetição – a história é contada uma vez, com toda sua carga dramática, e ponto final. Simples também na formação básica de violão, cavaquinho e percussão, tocados pelo próprio Cuca - apelido antigo.

Os sambas são todos de sua própria autoria – música e letra - exceção para uma parceria com Carlinhos Vergueiro e outra com Everaldo F.Silva. Falam de personagens e histórias do cotidiano em relatos de vida real, de fios de navalha e fundos de poço, como em “Maria da Vila Matilde”, que ganhou a gravação arrasadora de Elza Soares (consagração). Pelo autor, tem outra pegada, mais leve, gingada e não menos incrível, com destaque para os sopros de João Poleto e Pedro Moreira, coro e outras vozes. (Ouça ao final)

Douglas Germano é um criador; faz samba à sua crua maneira, como gosta de dizer, apesar de toda a rica tradição do gênero entranhada em seus dedos e ouvidos, e com os olhos no nosso tempo. Golpe de Vista, o álbum, “é o que jorra do braço do talho que o aço cortar”.

Faixas:
01. Golpe de Vista (Douglas Germano)
02. Guia Cruzada (Douglas Germano)
03. Maria de Vila Matilde (Douglas Germano)
04. ISO 9000 (Douglas Germano) Part. Gui
05. Mourão Que Não Cai (Douglas Germano)
06. Canção Ninar Oxum (Douglas Germano)
07. Pela Madrugada (Douglas Germano / Carlinhos Vergueiro)
08. Quarta-feira de Cinzas (Douglas Germano)
09. You S/A (Douglas Germano / Everaldo F. Silva)
10. Zeirô, Zeirô (Douglas Germano)
11. Cansaço (Douglas Germano)
12. Lama (Douglas Germano)

Ficha Técnica

Direção de Arte: Deiverson Ribeiro
Imagens: Arnon Gonçalves
Músicos: Douglas Germano (violão, cavaquinho, percussão), João Poleto (flauta, sax), Pedro Moreira (trombone) Coro: Tânia Viana, Dênia Campos, Negravat, Márcia Fernandes, Railídia, Mariana Laura, Diego Maurilío e José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!