domingo, 27 de novembro de 2016

Casa que gira 360 ° e foi construída em 1951 é atração em Córdoba


Resultado de imagem para casa giratoria - cordoba argentina
Ela tem 180 m2 de área construída, pesa 140 toneladas e foi transportada de um bairro a outro, em uma operação delicada e inédita na Argentina

Movendo uma casa de material CORDOBA 140 toneladas, com todas as suas paredes, tetos e aberturas, e garantir que ele chegue intacto ao seu destino final é um desafio sem precedentes em qualquer lugar do mundo e, se levarmos em conta que a empreitada foi feita há 12 anos, a façanha é ainda mais digna de aplausos.
Talvez seja por isso que milhares de moradores, jornalistas, fotógrafos amadores e até mesmo turistas ontem mobilizados para testemunhar a remoção do famoso rotativa do canto do Paraná e San Lorenzo, no bairro de Nueva Cordoba, ao Museu da Casa da Indústria, general Paz.

Como se fosse uma procissão, milhares de pessoas caminharam ao longo do caminho 26 blocos, que acompanha o chalé que se movia muito lentamente pelas ruas da cidade, transportado em um veículo especial de 128 rodas e equipado com amortecedores hidráulicos e informatizado necessário para equilibrar um fardo e evitar todos os buracos.

A casa foi construída em 1951 pelo imigrante sírio Abdon Sahade, que não era um engenheiro ou arquiteto, mas um apaixonado por projetos faraônicos, cuja intenção era fazer "algo grande para Cordoba". O resultado: uma casa de 180 metros cobertos, realizada em um mecanismo que lhe permitiu rodar 360 graus e capaz de receber luz solar durante todo o dia.

Expulsa pela modernidade

Tal extravagância tornou uma atração arquitetônica, que integra a longa lista de propriedades do patrimônio cultural de Córdoba. No entanto, vários anos depois, os herdeiros de Sahade decidiram construir no local dois edifícios modernos 68 metros de altura e considerou a possibilidade de demoli-la.

Isso levou a um debate entre especialistas do patrimônio, urbanistas, funcionários e descendentes do construtor. Finalmente, os herdeiros decidiram preservar doar para o Museu da Indústria e cuidar das despesas de desmontagem e transporte.

As tarefas de adaptação começaram com o fortalecimento das fundações, paredes e tetos de prateleiras aparafusadas e a remoção de dois tanques de água e telhado piramidal coroando telhado circular.

A construção
Resultado de imagem para casa giratoria - cordoba argentina

O projeto da construção exigiu um período de quatro anos e finalmente abriu as suas portas em 10 de julho de 1951. Durante esse dia histórico, a casa se transformou pela primeira vez na presença e espanto do prefeito municipal, o arcebispo de Córdoba, funcionários do governo provincial o cônsul da Síria e uma grande multidão se aglomeravam nas ruas.

Características da casa giratória
Resultado de imagem para casa giratoria - cordoba argentina

Construída com materiais tradicionais, a sua estrutura circular era capaz de girar 360 graus sobre si mesmo buscando luz solar. Essa rotação foi possível graças a um engenhoso sistema de engrenagem na mesma base da propriedade.

O mecanismo em questão (feito sobre trilhos e rodas ferroviárias) é movido a partir da conexão de dois motores trifásicos e caixa de velocidades. Uma vez em movimento, a casa permanece ativa todos os serviços públicos (eletricidade, água corrente, esterco de esgoto, etc.) sem qualquer problema.

A fim de não perturbar o conforto das pessoas que habitam a casa, ela pode virar um metro por minuto sendo o movimento quase imperceptível e para chegar aos 360, é necessário cerca de uma hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!