segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Após quatro escrutínios, disputa pela cadeira de nº 22 da ABL termina empatada


Resultado de imagem para eleicao abl 2016

Não se trata de escrutínio para escolher um Papa mas a eleição para a cadeira 22 da Academia Brasileira de Letras (ABL),continua sem vencedor, já que nenhum postulante alcançou a maioria absoluta de votos, mesmo depois de quatro turnos 

Depois de quatro escrutínios, a disputa pela vaga antes ocupada pelo acadêmico Ivo Pitanguy, morto em 6 de agosto deste ano, terminou empatada entre os candidatos mais votados, o poeta e letrista da MPB Antonio Cícero, de 61 anos, e o sociólogo, cientista político e ex-ministro da Cultura Francisco Weffort, de 79 anos. Nenhum dos postulantes alcançou a maioria absoluta dos votos, exigida pelo estatuto da ABL.

Ao fim da contagem, persistido o empate, o presidente da Academia, Domício Proença Filho, declarou abertas as inscrições, pelo período de 30 dias, para novas candidaturas à cadeira 22. “O resultado atesta a alta qualidade dos candidatos e do processo eleitoral da ABL”, destacou Proença.

Além de Cícero e de Weffort, concorriam à cadeira o pesquisador e historiador da música popular brasileira Ricardo Cravo Albin, de 72 anos, que também foi bem votado, e outros seis candidatos. “Nos 30 anos que estou na Academia, nunca vi uma eleição tão acirrada”, disse outro acadêmico, Marcos Vinicius Vilaça, que presidiu a instituição por dois mandatos, 2006/2007 e 2010/2011.

Com três vagas abertas este ano, a ABL elegeu no dia 3 deste mês o poeta Geraldo Carneiro para a cadeira 24, que foi do crítico teatral Sábato Magaldi, e uma semana depois, o economista e escritor Edmar Bacha, que participou da equipe que concebeu e implantou o Plano Real, para a cadeira 40, vaga com a morte do jurista Evaristo de Moraes Filho. Como os dois ainda não tomaram posse, e com a vaga de Pitanguy não preenchida, são 37 os votantes possíveis da academia, de 40 membros.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!